Foto: Divulgação
Projeto visa reatar o laço rompido pela visita familiar presencial, por meio de vídeo chamadas
Diante da pandemia do novo coronavírus, profissionais de diversas áreas tiveram que adotar medidas e protocolos em seus ambientes de trabalho. Para os profissionais de saúde este tem sido um desafio diário. Em Macaé, na Secretaria de Saúde, por meio do Hospital Público Municipal (HPM), unidade referência nas internações de pacientes com sintomas moderados a graves da Covid-19, a equipe do serviço psicologia vem buscando atendimento humanizado para pacientes e familiares.
Nesta semana em que se comemorou o Dia do Psicólogo (27 de agosto), a equipe, que todos os anos lembra a data com eventos abertos no hospital, este ano, devido ao contexto pandêmico, marca o seu dia apresentando o projeto de 'Visita Virtual Familiar', implantado nos setores Covid-19.
De acordo com a coordenadora do serviço de Psicologia do HPM, Adalziza Borges, o projeto foi desenvolvido pelo setor de psicologia, tomando como modelo experiências similares, que têm trazido bons resultados em instituições no Brasil e no mundo, envolvendo outros campos de saber, constituindo um fazer multi e interdisciplinar no hospital.
O projeto foi implantado há dois meses nas enfermarias e Centros de Tratamento Intensivo (CTIs) de Covid. Neste período foram realizadas aproximadamente 160 vídeos chamadas com os pacientes, contemplando uma média de 200 familiares. "Já colhemos os frutos de tal investimento. É um trabalho que humaniza e nos emociona a cada dia que passa. A experiência nos mostra a importância da presença da família, mesmo que de forma virtual, e seu papel fundamental no tratamento através da interação e troca de afetos", disse Adalziza.
Ela explica que o HPM, sendo referência de internação para Covid-19, se tornou um local de acesso restrito, devendo ter o menor fluxo possível de pessoas em suas dependências em virtude do alto índice de contágio da doença, que pode evoluir de forma letal em alguns indivíduos.
"A suspensão temporária das visitas presenciais traz efeitos indesejáveis, tanto nos pacientes internados, quanto aos seus familiares. De um lado, os pacientes vivenciam sentimentos de isolamento, distância e muitas vezes de abandono, o que pode deflagrar quadros depressivos reativos, entre outras manifestações psíquicas prejudiciais, e trazer consequências até mesmo para o sistema imunológico. De outro, os familiares que encontram dificuldades pessoais por não poderem estar em contato com seus entes queridos nesse momento tão delicado, favorecendo sentimentos de medo da perda, fantasias de piora de quadro clínicos", enfatiza a equipe de psicologia.
Visitas Virtuais
O projeto de 'Visitas Virtuais Familiares' visa reatar o laço rompido pela visita familiar presencial, por meio de vídeo chamadas. O objetivo é minimizar os efeitos negativos do distanciamento necessário entre familiares e pacientes diante da pandemia, amenizar os sentimentos de angústia, isolamento e abandono por parte dos internados e abrandar a experiência nociva dos familiares, suas fantasias de piora clínica e terminalidade de seus entes queridos causados pelo distanciamento necessário das visitas presenciais.