Crianças dos Cras vão ao teatro no Dia do Circo

27/03/2015 16:39:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Prefeitura destaca que toda criança tem direito à educação, cultura, esporte e lazer

O teatro do Sesi ficou lotado nesta sexta-feira (27) com a presença das cem crianças e adolescentes que participam ativamente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do município. No palco, o espetáculo “O Picadeiro”, para comemorar o Dia do Circo.

O espetáculo de mais de uma hora agradou, arrancou aplausos, risadas e empolgou as crianças oriundas da Aroeira, Barra, Botafogo e Nova Esperança. Patrick, o mágico, o palhaço e equilibrista Tchesco Villares e o malabarista e monociclista Thiago Camppelo mostraram o espetáculo circense com muito humor, emoções, belas imagens e interação com o público.

Esta é uma das atividades que a secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), por meio da subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv), preparou para este ano, inserindo as crianças e os adolescentes do Serviço de Convivência nos espaços culturais existentes no município de Macaé. Neste evento, a Semds contou com a parceria com o Sesi/Macaé e o apoio do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

- Ao levar as crianças do Cras para o evento é uma forma da Sinjuv estabelecer a inserção delas nos espaços culturais do município, algo que consideramos fundamental para a construção do futuro de Macaé – afirmou o subsecretário da Infância e Juventude, Rodrigo Leão.

A secretária Andrea Meirelles disse que além da educação, o público infanto-juvenil mais vulnerável necessita ser envolvido nos eventos culturais do município.

- O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) garante que todas as crianças e adolescentes, independentemente de cor, etnia ou classe social, sejam tratados como pessoas que precisam de atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e se tornarem adultos saudáveis. Assim, toda criança tem direito à educação, cultura, esporte e lazer. O município está fazendo a sua parte, criando oportunidades para que as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e residentes no território de abrangência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado nos Cras, possam ter acesso à cultura -, garantiu.

Dia do Circo - No dia 27 de março é comemorado o Dia do Circo, um espaço coberto por lona, com arquibancadas, camarotes e picadeiro. No circo são realizados shows e espetáculos com apresentação de vários números divertidos e impressionantes, como palhaços, acrobatas, equilibristas, contorcionistas e mágicos. A escolha da data no Brasil foi para homenagear o palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim. Os circos, que surgiram em Roma no século III A.C, atualmente estão voltados para os desafios do próprio homem, a superação dos limites e outras formas de agradar o público. Além disso, auxilia na formação lúdica, na interação e sociabilidade entre as crianças dos mais diversos perfis sociais.