Curso orienta comerciantes a manipularem pescado

17/09/2018 16:56:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Boas Práticas em Manipulação de Pescado' capacita comerciantes

A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária e a Secretaria de Pesca da Prefeitura de Macaé estão realizando o curso "Boas Práticas em Manipulação de Pescado". Nesta segunda-feira (17), cerca de 30 comerciantes de pescado do Mercado de Peixes e do anexo participaram da orientação ministrado pela fiscal sanitária Meire Luci Gervásio.

"Nosso objetivo é orientá-los para que manipulem o pescado e façam a limpeza adequadamente, bem como o acondicionamento com a temperatura correta, evitando a contaminação do produto", explicou. O curso abordou ainda a importância da utilização do uniforme, além de se referir a quesitos como saúde e higiene na manipulação.

Segundo o gerente de Qualidade do Mercado de Peixes e do anexo, Jair Gomes de Barcelos (Pesca), o principal ganho da capacitação é o aperfeiçoamento das condições de trabalho dos vendedores de pescado. "O curso é obrigatório por lei", acrescenta.

Para o comerciante José Manoel Rodrigues, a capacitação vai aprimorar seus trabalhos em prol de uma maior qualidade de vida. Já a também comerciante Felismina Eliza dos Santos, com banca localizada no anexo, esse curso é importante para a saúde do vendedor e do cliente.

"É bom saber utilizar o material de nosso uso como faca, tábua, avental e outros. Estando tudo limpo, não haverá contaminação. A banca tem de ser higienizada, inclusive colocando gelo debaixo do pescado e acima dele, para manter a qualidade", comenta ela.


Fotos Relacionadas