Cursos na Região Serrana contribuem para formação de empreendedoras

07/03/2016 16:06:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: João Barreto

As ex-alunas já atuam como profissionais no mercado

Os cursos de qualificação profissional oferecidos à população da Região Serrana pela Prefeitura vêm gerando empregos aos formados. As alunas das turmas concluídas em dezembro de 2015, da área de estética e beleza, exercem a profissão sendo autônomas, atendendo clientes à domicílio, e empreendendo, abrindo salões de beleza pela região. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo e da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab).

O Salão Escola, localizado no Macaé Facilita, em Córrego do Ouro, formou 50 pessoas nos segmentos de cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiagem e design de sobrancelha. Para a coordenadora das unidades do Macaé Facilita, Jussara de Souza Vilela, os cursos fornecem oportunidades de trabalhar na região em que as alunas residem.

- Essa qualificação é importante porque é perto, elas não precisam se deslocar até o centro de Macaé para ir às aulas e trabalharem. Se formam aqui, e aqui mesmo exercem o que aprenderam e conquistam seus clientes, com horários flexíveis a sua vida de dona de casa, e mãe de família. Hoje, a mulher tem mais força e oportunidades, e esse é justamente o nosso objetivo - salientou.

Arlene Lima Ferraz, é a nova empreendedora de Córrego do Ouro. Abriu o "Salão Lestilo" e hoje conta com 100 clientes fixas. "Fui aluna dos cursos de cabeleireiro e maquiagem e design de sobrancelha. Me aperfeiçoei e resolvi montar meu salão da melhor forma possível. A orientação do Macaé Facilita me ajudou a abrir o negócio de forma legalizada, fui bem atendida e resolvi todos os transmites bem rápido", conta.

- Assisti palestras sobre como ser um micro e pequeno empreendedor e seus benefícios. Além disso, com a formação dos cursos, juntei o útil ao agradável. Meu objetivo é crescer cada vez mais, vou fazer o curso de manicure e pedicure na próxima turma e estou muito satisfeita por ter alcançado essa meta pessoal, frisa Arlene - que possui o salão localizado em frente a sua residência, em Córrego do Ouro.

Denise Santana de Oliveira, já tem seu salão "Denise Beleza Estilo", há 5 anos, e resolveu crescer as opções de serviços oferecidos. "Sempre gostei de trabalhar na área de beleza, assim que fiquei sabendo da oportunidade resolvi fazer o curso de maquiagem e sobrancelha para me atualizar no mercado e atender melhor minhas clientes. Quando chegam elas querem o serviço completo e, hoje, posso oferecer com maior satisfação, tendo maiores rendimentos", afirma a profissional que também tornou-se microempreendedora por meio do Macaé Facilita.

A aluna Eduarda Cabral Mota, de 23 anos, estava desempregada e resolveu se qualificar no Salão Escola para ter uma opção de geração de renda. "Hoje eu trabalho à domicílio, faço escovas e já tenho a clientela certa. Esse curso foi a oportunidade que alcancei de ter minha renda e crescer. Aprender nunca é demais, não sou de ficar parada", pontua.

Já Patrícia Cátia Gonçalves, mora e atende clientes em sua residência em Trapiche, localidade vizinha de Córrego do Ouro. A aluna afirma que o curso foi muito proveitoso, principalmente, por qualificar de forma gratuita quem não tem condições de pagar por isso. "Se o aluno se dedicar ele alcança resultados. É preciso ir nas aulas e seguir todas as técnicas ensinadas. Hoje, tenho minha renda e ajudo minha família por meio de serviços que adoro fazer. Faço escovas, penteados, maquiagens sobrancelha com rena e conquisto cada vez mais clientes", frisa a profissional de 41 anos.


Fotos Relacionadas