Foto: Juranir Badaró
Em caso de emergência, população deve ligar para 199
Cerca de 20 agentes da Defesa Civil permanecem na Ladeira de Santana e Morro de São Jorge, devido à previsão de 40mm de chuva para esta terça-feira (24), considerada acima da média. Com o estado de alerta, as ações foram intensificadas desde o fim de semana. Em parceria com outros órgãos da prefeitura, os trabalhos envolvem anúncios em carros de som, distribuição de folhetos, monitoramento das condições meteorológicas e remoção de famílias em situação de risco. Quatro delas já foram retiradas e encaminhadas para casas de parentes.
De acordo com o secretário da Defesa Civil, Luciano Castilhos, com essa previsão de chuva, o ponto mais sensível para deslizamentos no município é a Ladeira de Santana e adjacências. Ele acrescenta que já foi registrado um caso e as condições do solo estão sendo monitoradas. "Enquanto a situação permanecer, estaremos com o posto de comando no local, sendo uma referência para informações e tomada de decisão", acrescenta o secretário.
As ações são realizadas em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Habitação, Ordem Pública, Serviços Públicos e Comunicação.
Monitoramento - A Defesa Civil de Macaé elaborou, em 2014, o Plano de Contingência do município. O objetivo foi estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na prevenção e resposta às emergências da cidade. Nos próximos meses, a atenção deve ser redobrada devido ao aumento das possibilidades de ocorrências de chuvas.
O órgão monitora, durante 24 horas, o clima e os índices pluviométricos. São eles: atenção (10 a 30 milímetros na primeira hora), alerta (30 a 50 milímetros na primeira hora) e emergência (mais de 50 milímetros em uma hora). No primeiro, a ação é de orientação e, a partir do segundo, os moradores são removidos, após a identificação dos riscos. Em caso de necessidade, o número para contato é: 199.