Desfile cívico reunirá alunos, militares e sociedade

03/07/2018 17:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

Programação será no dia 29 de julho, na avenida Elias Agostinho, Imbetiba

Representantes de instituições públicas, militares e da sociedade civil organizada se reuniram, nesta terça-feira (3), na sede da Secretaria de Educação, para traçar detalhes do desfile cívico de 205 anos de fundação da vila de Macaé. A programação será no dia do aniversário da cidade, 29 de julho (domingo), às 9h, na avenida Elias Agostinho, na Imbetiba. A expectativa é reunir público de 4 mil pessoas.

O tema do desfile deste ano será "O melhor de mim", que tem o objetivo de apresentar para a população o que a rede municipal tem desenvolvido, ou seja, os projetos de êxito promovidos nas escolas municipais. A intenção é valorizar os trabalhos das unidades escolares em prol da ética, respeito, cooperação, cidadania e senso de justiça.

A concentração do desfile será na avenida Agenor Caldas, às 8h. Antes do desfile haverá hasteamento da bandeira em frente da sede da prefeitura, às 8h30. A abertura da programação contará com representantes de diversas corporações e instituições como Capitania dos Portos, Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Mobilidade Urbana.

Como acontece todos anos, a programação contará com a atuação de bandas escolares e convidados. Entre as bandas confirmadas estão as das escolas Generino Teotônio de Luna (Banda Professor Jamil Andrade Dias); Elza Ibrahim Leonel de Moura Brizola; Jacyra Tavares Duval e Polivalente Anísio Teixeira, além Veteranos de Macaé. O evento também contará com os grupos de Escoteiros de Macaé, Motoclube e Trilheiros Gaiola Club Serra Macaé.

Pelotões - Este ano o desfile contará com cinco pelotões. São eles: "O melhor de mim é ser diferente", com destaque para Educação Inclusiva e a participação dos ônibus que atendem alunos da Educação Especial; Grupo Núcleo de Dança Portadores da Alegria; Centro Municipal Especializado em Apoio ao Escolar (Cemeaes); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do ônibus Biblioteca sobre Rodas.

O segundo pelotão será "O melhor de mim é a infância", com representantes da Educação Infantil. Já o terceiro pelotão vai apresentar o tema "O melhor de mim são as descobertas", com educadores e alunos do 1º ao 5º ano. O quarto pelotão será "O melhor de mim, sou eu", com destaque para o protagonismo juvenil dos estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Finalizando, o quinto pelotão terá como tema "O melhor de mim, somos nós", com representantes da Secretaria de Educação, diretores de escolas e integrantes de instituições diversas.

Estrutura do desfile - O evento terá área reservada para pessoas com necessidades especiais e idosos. Além disso, para melhor atender a população, a programação terá banheiros químicos e vai contar com atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública e Ordem Pública.

A equipe da Mobilidade Urbana atuará na interdição de ruas e controle de trânsito na concentração e dispersão do desfile. Diante disso, a avenida Agenor Caldas será fechada nos dois sentidos, além das ruas transversais com orientação de pedestres e motoristas. A secretaria de Saúde vai destinar equipe médica e ambulâncias.