Dia D de vacinação contra sarampo imuniza 1.600 pessoas

02/12/2019 14:14:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

O público-alvo desta vez foram adultos com idade até 49 anos

O Dia D de vacinação contra o sarampo foi realizado no sábado (30), em todo município. Foram imunizadas 1.654 pessoas. Desta vez, o público-alvo foram adultos com idade até 49 anos. Em Macaé, a vacinação tem sido realizada em ambos os públicos, infantil - a partir dos seis meses de idade - e adulto. A faixa etária que mais procurou os postos de saúde foi a de 30 a 49 anos.

O técnico em mecânica, Rafael Matos, 36 anos, aproveitou o dia de folga para se imunizar e procurou a Casa da Vacina, que fica na região central de Macaé. "Acho importante estar imune, pois não tinha certeza se já tinha tomado a vacina ou não. Por isso, achei melhor prevenir", contou

Ele acrescentou ainda que aproveitou o dia D de vacinação e trouxe também o filho de 12 anos, que não precisou ser imunizado, e a esposa.

A esposa de Rafael, Angelita da Silva, 37 anos, conta que também não se lembra se tomou a vacina contra o sarampo e aproveitou a campanha para se imunizar. "Eu perdi minha carteira de vacinação e não sei se tomei a vacina, mas, é melhor prevenir já que temos as doses disponíveis para a população. O sarampo é uma doença que mata e já que temos esse recurso, então devemos aproveitar, ressaltou.

Já o técnico em administração, Jean Vieira, 26 anos, aproveitou uma pausa no seu trabalho ao lado da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Fronteira e tomou a vacina contra o sarampo. "Não me lembrava se já havia tomado a vacina e aproveitei a campanha", disse.

A gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Luciana Santos, explica que a faixa etária que mais procurou os postos de vacinação neste dia D foi a de 30 a 49 anos. "A vacina triviral (sarampo, caxumba e rubéola) continua disponível nas unidades", destacou.

No primeiro dia D da campanha, realizada no dia 19 de outubro, a imunização foi para o público infantil, quando foram vacinadas 344 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.


Fotos Relacionadas