logo

Dia da Bandeira marca amor à pátria

19/11/2015 16:22:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Maurício Porão

Patriotismo marca data em Macaé

Hasteamento da bandeira é um ato de amor à pátria. Cerca de cem pessoas estiveram na solenidade de hasteamento da bandeira, ocorrido nesta quinta-feira (19), em que se comemora em todo o Brasil, o Dia da Bandeira. O evento ocorreu às 12h, em frente ao Paço Municipal. Marcaram presença membros das guardas municipal, sênior e mirim, além de agentes da secretaria de Defesa Civil e da Mobilidade Urbana e secretários municipais.

O comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, Fábio dos Santos Riera, também esteve no evento. Segundo disse, o Dia da Bandeira é importante por cultuar aspectos cívicos. "É uma data significativa para a cidadania, uma vez que enaltece os valores da pátria", afirmou o militar. Acrescentou dizendo que em todas as organizações militares (Exército, Marinha e Aeronáutica) há o hasteamento da bandeira nacional diariamente. "Aqui, no espaço público, todos têm a oportunidade de participar, com o ensejo de que as pessoas reflitam sobre o sentimento patriótico", enfatizou.

Para a guarda sênior Clélia Morais, de 77 anos, o hasteamento da bandeira representa um resgate do civismo, que todos os brasileiros podem experimentar. Também presente à solenidade estava o secretário do Proteção e Defesa Civil, Luciano da Costa Castilhos.

O coordenador operacional da Guarda Municipal, Robson Braga, ressaltou que na verdade essa solenidade, além de ser uma determinação instituída na Lei, é uma forma de exercitar o bom envolvimento com a cidadania e com o patriotismo.O evento foi promovido pelo Cerimonial do Gabinete do Prefeito. Na ocasião, banda da Secretaria de Educação tocou o Hino à Bandeira, cuja letra é do poeta Olavo Bilar e a música de Antonio Francisco Braga.

Em todo o Brasil ocorrem hasteamentos nesse Dia da Bandeira, sempre ao meio-dia, de acordo com a Lei Federal 5700 de primeiro de setembro de 1971. Outro ponto de Macaé onde a solenidade aconteceu foi o Forte Marechal Hermes.

Funcionários exemplares para seus colegas em quatro órgãos públicos tiveram a honraria de hastear as bandeiras. Eles foram: o subcoordenador e guarda municipal Gustavo Macedo (pavilhão nacional), o agente da Defesa Civil Josias Ornelas (bandeira do Estado do Rio de Janeiro), o agente de Trânsito Cleison Souto (bandeira de Macaé) e o guarda sênior Antonio Giri (a bandeira do Mercosul).



Ordem e Progresso

O termo 'Ordem e Progresso', escrito na bandeira brasileira, está vinculado ao Positivismo, filosofia dos republicanos que formaram o símbolo. No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889.

Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: alterações na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa.

A nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista.


Fotos Relacionadas