Dia do Idoso será comemorado com programação esportiva

13/09/2018 14:10:00 - Jornalista: Comunicação Gabinete

Foto: João Barreto

Atividades serão realizadas na orla da Praia da Imbetiba, dia 29 de setembro

Exercícios físicos, atividades que irão estimular o raciocínio e a coordenação motora, além de ações voltadas a despertar o entusiasmo e a alegria do público da terceira idade de Macaé irão marcar a programação especial da Prefeitura de Macaé em comemoração ao Dia do Idoso.

As atividades são destinadas a todas as pessoas acima dos 60 anos e acontecerão no próximo dia 29, na orla da Praia de Imbetiba. No local, cerca de 30 servidores da Secretaria Municipal de Esportes estarão preparados para atender, com conforto, qualidade e segurança, o público estimado em 300 participantes.

No dia, a equipe do Programa RecriaIDADE promoverá partidas de esportes de quadra, como basquete, vôlei e futsal. Essas atividades são desenvolvidas pela secretaria no Mirante da Lagoa, de forma adaptada, que ajudam a melhorar a qualidade de vida do público da terceira idade.

A programação conta ainda com a parceria da “Academia dos Anormais”, formada por nadadores da terceira idade que praticam a atividade diariamente na Praia de Imbetiba. O objetivo é estimular que outros idosos se interessem pelo esporte, um dos mais tradicionais do município.

Uma grande tenda será montada na Avenida Elias Agostinho, onde serão realizadas partidas de jogos de tabuleiro. A programação conta ainda com o aulão de ginástica, onde os idosos irão praticar técnicas de alongamento, fortalecimento e dança, que podem ser realizadas dentro de casa.

As atividades serão acompanhadas por equipe da Secretaria Municipal de Saúde que promoverá procedimentos como a aferição de pressão e orientações básicas. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana estará presente para garantir as interdições necessárias no trânsito. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Delegacia da Capitania dos Portos também serão acionadas.

No país, o Dia do Idoso é celebrado em 1º de Outubro, data que marca a publicação da Lei Nº 10.741, que instituiu o Estatuto do Idoso.