Dia Mundial da Fotografia: live trata do tema para amantes dessa arte

06/08/2020 08:55:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Encontro, via Internet, reunirá fotógrafos de diferentes segmentos

“Temos motivo para comemorar o Dia Mundial da Fotografia - celebrado na quarta-feira, 19 de agosto?”. Esta pergunta será feita pelo fotógrafo Rômulo Campos para cinco outros profissionais da fotografia, em live aberta para os amantes dessa arte. Ela ocorrerá na terça-feira (18), às 20h30, via facebook.com\photoon.brazil. O evento reunirá fotógrafos renomados como Lívio Campos, Rogério Peccioli, Alfredo Manhães, Cláudia Barreto e Eduardo Zavarize.

“Conversaremos sobre ética, estética, projetos, tecnologia, além de falarmos sobre o papel da fotografia no futuro diante dos smartphones”, afirma o mediador do encontro, Rômulo Campos que já possui três livros publicados: “Lagoa de Imboassica” e “Parque Atalaia” (em parceria com a fotógrafa Cláudia Barreto) e “Parque de Jurubatiba” (com textos do professor universitário e pesquisador Chico Esteves e do historiador e ambientalista Sofiati Neto).

Toda forma de fotografar vale a pena

Segundo o fotógrafo Lívio Campos, toda forma de fotografar vale a pena. “A democratização dessa arte, que é um espelho da vida, é uma força importante para todos os fotógrafos, os quais são contadores de história”, elucidou ele, sobre a temática proposta para a live.

Lívio começou a fotografar fora de Macaé, onde só fazia fotos comerciais, para atuar em shows musicais e peças de teatro na cidade do Rio de Janeiro. Em 1978, deu-se a realização de sua primeira capa de disco. Esta foi com o cantor Emílio Santiago.

“Depois disso, fiz capas de disco de A a Z, de cantores que iam de Alceu Valença a Zé Ramalho, passando por Caetano Veloso. Em 1992, recebi o prêmio Sharp de melhor capa do ano e, em 1993, fui premiado como melhor capa do circulador ao vivo.

Acessibilidade da fotografia atual

Fotografando há 23 anos, o profissional de imagens Rogério Peccioli conquistou em 2019 a terceira colocação no Brasília International Photo, devido à beleza cênica de dezenas de garças retornando ao seu repouso. Ele é especialista em fotos da natureza, um documentarista renomado em Macaé e região.

- Há realmente motivos para comemorar o Dia Mundial da Fotografia. Anteriormente, era caro fazer revelação, com equipamentos complicados. Mas hoje, ocorrem facilidades com a popularização dos smartphones – conta ele.

Especialização em posicionamento de imagem

Políticos, empreendedores, homens de negócio ou profissionais liberais são alguns que precisam de imagem digital pública. Estes agentes, além de outros palestrantes, buscam os trabalhos do fotógrafo Eduardo Zavarize para a obtenção de fotos de alto nível, direcionadas a públicos específicos. “O posicionamento de imagem serve para isso: levar a representação de uma pessoa de sucesso para uma coletividade determinada", conta ele.

"Vejo que a fotografia só ganhou com a tecnologia. Minha filha terá sua infância registrada e documentada para quando for adulta com registros e memórias devidamente captados na fase infantil. Eu não disponho dessas fotos”, diz.

Trabalhos antropológicos e sociais

A fotógrafa Cláudia Barreto já fez ações fotográficas junto a setores que tratam a temática do câncer de mama e o autismo. Ou seja, clicou nas esferas antropológicas e sociais.

“Meu trabalho caracteriza-se por ser conceitual. Hoje em dia todo mundo tem olhar fotográfico: desde crianças a adultos. Ocorre uma eficaz democratização”, avalia.

Belezas naturais e paisagens

Há mais de 30 anos registrando fotos em cliques que registram belezas naturais e paisagens, o fotógrafo Alfredo Manhães afirma que: “Temos motivos para comemorar o Dia Mundial da Fotografia sim. Hoje, há facilidades via smartphones para registrar momentos do dia a dia, de modo sensacional, significativo e democrático”, comenta.


Fotos Relacionadas