Dia Mundial dos Animais é celebrado no município

05/10/2017 14:49:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Cerca de dez animais com deficiência estavam na praça para adoção

O Dia Mundial dos Animais foi celebrado em Macaé com uma feira de adoção de animais especiais, na Praça Veríssimo de Melo, nesta quarta-feira (4), das 14h às 18h e faz parte da programação da Primeira Semana Municipal dos Animais que vai até domingo. O evento foi promovido pela Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), ligada à Secretaria de Saúde, com a parceria da Casa dos Anjos.

Cerca de dez animais com deficiência estavam na praça prontos para a adoção. A campanha para adoção de cães e gatos com deficiência coloca Macaé na vanguarda de atuar em articulação e conexão com a nova ordem mundial. “Em todo o mundo e pelo Brasil afora têm se realizado campanhas de adoção desses animais especiais, numa conscientização de que eles são animais dóceis e merecem a nossa atenção. Temos que pensar nos animais especiais”, ressaltou o coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim.

Segundo ele, os animais com deficiência estão por toda parte, nas casas, nas Ongs, nos lares temporários, como também dos acidentes de trânsito, dos maus tratos e dos abandonos.

“Nesse sentido, muitos fazem um trabalho louvável em nosso município e aqui está a Casa dos Anjos provando isso, com animais que sofreram os mais variados tipos de situações, foram salvos e se tornaram portanto, animais especiais”, completou.

Kalitia Rangel, 22 anos, residente no bairro Verdes Mares estava na praça como voluntária da Casa dos Anjos. Para ela cuidar de animais especiais é uma prova de amor, isso porque a maioria das pessoas que participam das feiras de adoção preferem animais sem deficiência. “Eles são saudáveis iguais aos outros e merecem também um lar para morar”, disse.

A parceria - A Casa dos Anjos, que é uma organização liderada por amigos envolvidos no objetivo comum de proteger e cuidar de animais em situação de risco, funciona desde 2012 em Macaé, estava na praça com seu voluntariado.

“Atualmente, a Casa dos Anjos possui cerca de 500 cães e gatos. Eles vivem de doações para a manutenção dos gastos com medicamentos e alimentação do batalhão de animais que acolhe. São em média 15 quilos de ração por dia para manter nossos animais. Por isso, precisamos de doações”, explicou a voluntária Rangel, informando ainda, o número do whatsapp para as doações (22) 99924-1664.

Origem do Dia Mundial dos Animais - Tudo começou em Florença (Itália), em 1931, em uma convenção de ecologistas. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejadas em locais por todo o mundo. O dia 4 de outubro foi originalmente escolhido para o Dia Mundial dos Animais, porque é o dia da festa de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente. Igrejas de todo o mundo reservam o domingo mais próximo da data para abençoar os animais.


Fotos Relacionadas