Dia Verde: biólogos e ONGs discutem redução de impactos na natureza

20/09/2019 16:19:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Programação foi realizada no Parque Municipal da Restinga do Barreto

Uma mesa redonda reuniu biólogos, estudantes do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), integrantes de ONGs, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e sociedade civil na manhã desta sexta-feira (20), no Parque Municipal da Restinga do Barreto. O evento integra a primeira edição do Dia Verde, ato de celebração ao Dia Internacional de Limpeza de Praias, que acontece no terceiro final de semana de setembro de cada ano, Dia da Árvore (21) e Dia da Fauna (22). A programação contou, também, com trilha guiada, exposição de painéis, museu interativo do Parque, plantio de mudas nativas, brincadeiras. Cerca de 350 pessoas participaram do encontro.

O biólogo Henrique Abrahão, coordenador do parque, destacou a importância da mesa redonda, que contou com a participação de diversos profissionais da área. "O atropelamento de fauna silvestre e seus impactos relevantes na natureza, volume considerável de plástico no oceano e a necessidade de profissionais capacitados foram os assuntos mais debatidos durante a roda de conversa. A ideia é criarmos, juntos, formas para minimizar os impactos ambientais no município de Macaé", destacou Henrique.

A chefe de fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Laila Bekai, foi uma das participantes da mesa redonda e falou sobre a parceria do Inea com a Secretaria de Ambiente do município para combater crimes ambientais. "Com a ajuda do Parque é possível resgatar animais como passarinhos, por exemplo, que, em muitos casos, são caçados ainda filhotes e mantidos presos em situação irregular. Os biólogos do Parque examinam os filhotes, emitem um laudo e identificam a melhor área de Macaé para que cada espécie seja devolvida à natureza", afirmou.

Durante a celebração, uma singela homenagem marcou a despedida da Arara-canindé (Ara ararauna), que foi resgatada em situação vulnerável há dois anos e, durante esse tempo, recebeu cuidados especiais por especialistas do Parque. A espécie, que se tornou mascote do espaço, será encaminhada para um centro de reabilitação em São Paulo, para, posteriormente, ser devolvida à natureza. O Parque recebe, por mês, cerca de 30 animais resgatados.

Também participaram do evento cerca de 300 alunos da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna e Colégio Municipal Engenho da Praia; integrantes do Projeto S.O.S Escola Viveiro a Céu Aberto Corujas Buraqueiras da Praia Campista; Movimento Mães Orgânicas; biólogo especialista em tartaruga, Éric Cozetta; bióloga do Parque Municipal da Restinga do Barreto Érica Estigal e professores de biologia da UFRJ, Vinicius Albano, Pablo Gonçalves e Rodrigo Lemes.

O Parque Natural da Restinga do Barreto é aberto à população de segunda a sexta, de 9h às 16h. As visitas guiadas, que incluem palestras, trilhas, além da prática de esportes em um campo de areia devem ser agendadas pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com.


Fotos Relacionadas