Cerca de 50 diretores representantes das 104 escolas da rede municipal de ensino se reuniram na semana passada no auditório da Funemac e escolheram a diretora que irá ocupar o cargo de subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte. A ação democrática foi considerada pelos diretores um fato inédito na história da educação de Macaé. A subsecretária escolhida pela categoria foi a diretora da Escola Maria Angélica, na Aroeira, Andrea Martins.
As demais subsecretárias e as diretoras escolheram quem obteve a maior quantidade de votos. Pela primeira vez na história do município, uma categoria escolhe pelo voto uma subsecretária. "Os diretores são fundamentais para a construção das políticas públicas da Educação", destaca o secretário Guto Garcia.
De forma organizada, os diretores analisaram os pré-requisitos necessários para escolher os colegas que deveriam concorrer ao cargo. A eleição foi realizada em dois momentos: primeiro houve a indicação de 13 nomes e desses, cinco não quiseram concorrer, depois foi realizada uma votação secreta para tirar três dos oito nomes restantes. Uma comissão levou os nomes para a secretaria de Educação e lá foi feita a escolha final entre os subsecretários e a comissão.
Para a diretora Elisa Cristina Félix da Escola Sandra Maria de Oliveira Araújo, no Sol y Mar, a escolha da subsecretaria conferiu poder de decisão aos diretores. "A categoria está em êxtase, pois foi ouvida. Essa vivência democrática é um fato inédito que vai ficar na história daqueles que constroem a educação em Macaé. Foi um privilégio participar deste momento eternizado em cada um", avaliou.
Janiane Salgado, diretora da EMEI André Vinicius, declarou que participar da escolha democrática da representação dos diretores na secretaria de Educação foi emocionante. "É assim que sonhamos a educação, um movimento democrático com a participação ativa de seus atores. A diretora que assumir será a representante da democracia. Luziana Simões, do Colégio Municipal do Botafogo, disse que este foi um grande passo para a educação igualitária. "Maturidade, organização e respeito traduzem o momento ímpar que vivemos", disse Elisa Cristina, diretora da Escola Sandra de Araújo.
As demais subsecretarias de Educação já haviam sido anunciadas durante a transmissão interna de cargo do secretário, no último dia 16, com a presença do prefeito Dr. Aluízio. A subsecretária de Educação Infantil é Leila Clemente; de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, de Infraestrutura, José Vicente e Administrativa, Bianca Kersbaumer.