Divulgado resultado preliminar do Nova Vida e Guarda Mirim

11/09/2018 15:05:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

Resultado final previsto no edital será divulgado no dia 21

A Prefeitura de Macaé divulgou nesta terça-feira (11) o resultado preliminar da prova objetiva do Processo Seletivo Simplificado para os Programas Nova Vida e Guarda Mirim. As listas com os nomes dos candidatos estão disponíveis no portal da prefeitura. O resultado final será divulgado no dia 21 deste mês, conforme previsto no edital.

Fizeram a prova, no último dia 2, 1.743 candidatos, com idades entre 14 e 17 anos, que concorrem a 600 vagas, sendo 500 para o Nova Vida e cem para Guarda Mirim. O gabarito foi divulgado no dia seguinte à prova. Após o resultado final, os aprovados serão contemplados pelos programas que garantem oportunidade igual para todos, já que o acesso é por meio de concurso público. Dez por cento das vagas foram reservadas para candidatos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), com base na Lei Municipal n.º 3.054/2008. A seleção deles será feita por classificação final em lista separada, seguindo a ordem decrescente.

O Programa Nova Vida é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o da Guarda Mirim é da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que desenvolveram o processo seletivo em parceria com a Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

Os aprovados para o Nova Vida passarão por entrevista social com equipes técnicas do programa e os para a Guarda Mirim serão avaliados pela equipe da GM, na sede da Secretaria de Ordem Pública. Todos serão convocados de acordo com a necessidade da Administração Pública Municipal. Após o ingresso no programa, os adolescentes aprovados para a GM frequentarão, ainda, o Curso de Formação, conforme determina a legislação.

O processo é feito com base no Trabalho Educativo e tem duração máxima de 3 anos e 11 meses. Os aprovados exercerão atividades de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, em horário compatível à frequência dos jovens na escola regular, e receberão por mês meio salário mínimo nacional.