Edital selecionará artigos para publicação em revista científica

11/02/2021 15:54:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Arte

Ação é fruto de parceria do Observatório da Cidade com o Ceperj e a UERJ

O desenvolvimento econômico de Macaé será tema de uma edição especial da revista científica Cadernos de Desenvolvimento Fluminense (CDF). Para isso, um edital para a seleção de artigos foi divulgado nesta quinta-feira (11), no portal da Prefeitura de Macaé. Professores e pesquisadores poderão encaminhar textos para avaliação até o dia 10 de maio. A publicação é editada pela Fundação Ceperj em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A edição especial é fruto de uma parceria do Observatório da Cidade de Macaé, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior/Secretaria de educação, com a revista Cadernos de Desenvolvimento Fluminense (CDF). A proposta é uma iniciativa da professora Lia Hasenclever (UCAM-Campos) que é uma das editoras da publicação e integrante do Conselho Editorial do Observatório da Cidade de Macaé.

Os trabalhos científicos serão sobre a temática "Desenvolvimento e Integração Regional: perspectivas para Macaé". O objetivo é estimular a produção de uma agenda de pesquisa relativa à duas questões: possibilidades de integração regional da cidade de Macaé, numa perspectiva das novas centralidades que os investimentos em curso poderão trazer; desenvolvimento econômico e humano do município de Macaé a partir da crise na economia do petróleo e que impactou a cidade desde 2014.

“As temáticas têm como finalidade analisar as possibilidades de desenvolvimento local e de integração regional das transformações em curso na cidade de Macaé não só com o interior – Região Norte e Noroeste -, mas também com a metrópole, promovendo uma avaliação contínua e sistemática da conjuntura social e econômica em que o município se insere, assim como, a proposição de sugestões que possam vir a convergir em decisões estratégicas e formulação de políticas públicas”, detalha a coordenadora do Observatório da Cidade de Macaé, Scheila Ribeiro.

Edital - Podem realizar submissões de artigos, professores e pesquisadores doutores ou doutorandos e autores sem essa qualificação, em coautoria com doutores ou doutorandos. O processo de inscrição será feito pelo link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cdf/user/register.

No portal da prefeitura é possível acessar o edital na íntegra e todos os critérios para avaliação e seleção.

Cadernos do Desenvolvimento Fluminense - A Cadernos do Desenvolvimento Fluminense é uma publicação semestral de acesso livre e gratuito, de caráter multidisciplinar. A revista propõe convergências entre a informação produzida pela Fundação e as reflexões teóricas e análises aplicadas elaboradas pelos pesquisadores interessados em conhecer e transformar a realidade fluminense.