Foto: Moisés Bruno
Um dos cursos com inscrições abertas será Ensino de Ciências e Teatro
A rede municipal de educação está com inscrições abertas para cursos de formação direcionados a temas como cultura, teatro e ciência. A programação é uma parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e o polo Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). São 30 vagas para quatro cursos. A intenção é reforçar a prática pedagógica e atualizar os profissionais.
As inscrições devem ser feitas três dias antes do inicio dos módulos por meio do endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br ou na sala 220 da sede da Secretaria de Educação, das 9h às 17h, situada na Rua Antero Perlingeiro, 402.
A intenção da rede municipal é enriquecer os conhecimentos dos que atuam nas escolas municipais. Os cursos com duração distinta serão ministrados nos turnos da manhã e tarde, no Centro de Formação Continuada, onde funcionava a sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).
O primeiro curso será Ensino de Ciências e Teatro, que acontecerá dia 27 de agosto, ministrado pelo professor Leonardo Moreira. Durante o módulo, o teatro será apresentado como maneira de discutir e aprender ciências, a partir de textos, improvisações e espetáculos teatrais. Será uma oportunidade para melhor aprender técnicas de como elaborar peças de teatro junto aos estudantes de segmentos como Ensino Fundamental e Educação Infantil.
Também no dia 27 começará o módulo “Ciência e Tecnologia: Conceitos e desafios”. A oficina terá enfoque a partir da leitura de imagens e da reflexão sobre situações-problema do cotidiano do ensino de ciências. Na ocasião, a professora Guaracira Gouvea promoverá discussões que vão colaborar na integração/reintegração entre questões da ciência, tecnologia e da sociedade.
Ainda no mesmo dia, começará a oficina “Imagens: Leituras e Entrelinhas”. A intenção é problematizar, por meio de projeções e manipulações de imagens impressas, as diferentes formas de leitura e as estratégias de inserção do tema no Ensino de Ciências para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. A programação será ministrada pela professora Lúcia Pralon.
Outra oficina, no dia 27, é “Rede de sabores: percepções sensoriais e sentidos”. A proposta é oferecer uma abordagem transversal e inovadora ao tema “Alimentação”. Para isso, serão promovidas dinâmicas de percepção sensorial dos alimentos. Ainda haverá atividades que vão demonstrar diferenças culturais, históricas, geográficas e fisiológicas envolvidas nos hábitos alimentares. O módulo é responsabilidade da professora Mônica Alves Lobo.
O módulo “Cinema e Educação Ambiental: Produção coletiva do filme 'Macaé invisível'”, direcionado a 50 participantes, vai acontecer nos dias 16, 23 e 30 de setembro e 7 e 21 de outubro. A programação, apresentada pelos professores Giuliana Franco Leal e Rafael Nogueira Costa, vai destacar o cinema como elemento construtor de conhecimento científico no campo socioambiental crítico. O objetivo é contribuir para o mapeamento e reflexão do universo de grupos sociais em conflito e/ou em vulnerabilidade.