Educação de Jovens e Adultos promove inclusão digital

07/08/2017 11:28:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Alunos vão aprender a criar e acessar e-mails e trabalhar com outras ferramentas tecnológicas

Começa nesta segunda-feira (7), com a sensibilização de alunos, o Educação de Jovens e Adultos (EJA) Digital, que vai oferecer cursos para alfabetização tecnológica. A programação é promovida nas escolas Ancyra Gonçalves Pimentel, Botafogo, Polivalente Anísio Teixeira, Elza Ibrahim e Pedro Adami.

A expectativa é envolver cerca de cem alunos que estudam no ciclo quatro da EJA diurna (sexto e sétimo ano) e nos ciclos iniciais do período noturno (segundo ao quinto ano). As aulas inaugurais nas escolas participantes vão acontecer entre os dias 21 e 25 deste mês. A programação segue nos laboratórios das unidades até o dia 15 de dezembro.

- A inclusão digital não só pode proporcionar processos de ensino e aprendizagem, como também contribuir para a reinserção no mercado de trabalho - explica o secretário de Educação, Guto Garcia.

O projeto atende à determinação do Plano Municipal de Educação (PME), que em suas metas visa garantir o acesso à alfabetização digital e destacar a elevação da taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais.

As aulas vão contribuir para que os estudantes saibam acessar e-mails, criar planilhas financeiras, currículo e manusear caixas eletrônicos.

A programação, elaborada pela Superintendência de Ensino Fundamental em parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM), tem a proposta de inserir os estudantes da Educação de Jovens e Adultos em contato com o uso e a compreensão dos recursos da tecnologia da informação.

Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, as aulas vão permitir que os alunos entendam como funcionam recursos como planilhas, processadores de texto, apresentações em slides, comunicadores virtuais, redes sociais, ferramentas de edição de vídeos, músicas e outras funcionalidades presentes no universo digital.