Educação divulga ganhadores do Concurso Literário de Crônicas

23/11/2017 10:07:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Unilivre, a organizadora, funciona na Cidade Universitária

Os três vencedores do Concurso Literário de Crônicas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foram conhecidos na quarta-feira (22), e vão receber os troféus, nesta quinta-feira (23), às 10h30, na abertura do I Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac), que vai até sábado (25), na Praia de Imbetiba. Os ganhadores também receberão certificado de mérito acadêmico pela participação no concurso.

“Bruxas Verdes Inteiras Ardem”, de Rita de Cássia Rodrigues, ganhou o primeiro lugar falando da natureza; “Violento”, um cãozinho morto numa procissão de santo, de autoria da jornalista Simone Aguiar de Noronha, ficou em segundo lugar; e Carlos Alberto dos Santos Soares ganhou a terceira colocação com “Um Minotauro na Ilha de Aço”, falando sobre a vida de trabalhadores enclausurados.

A comissão julgadora, composta por cinco membros, avaliou seis quesitos: originalidade, criatividade, se está situada no tempo, se expressa fato real e de relevância, se respeita as dimensões textuais de uma crônica e se utiliza da afetividade e do imaginário humano.

Com o concurso, a organizadora, a Universidade Livre, da Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, vinculada à Secretaria de Educação, pretendeu incentivar autores macaenses a mostrar as suas obras inéditas, bem como oportunizar o surgimento de novos talentos literários.

O coordenador da Unilivre, Paulo de Tarso, lembrou que o gênero crônicas imortalizou escritores como Machado de Assis, José de Alencar, Olavo Bilac, João do Rio, Rubem Braga, Fernando Sabino, Luís Fernando Veríssimo e Clarice Lispector, entre outros. Uma das suas características é a história em forma de conversa entre o escritor e o leitor.

Conheça os ganhadores do concurso de crônicas.