Foto: Divulgação
Trabalhos de conclusão de curso foram apresentados na manhã desta quarta-feira (27), na Cidade Universitária
Depois de um ano e 10 meses, 360 horas/aulas e 89 encontros presenciais, a primeira turma da pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, formada por diretores, diretores adjuntos, professores e orientadores pedagógicos da rede pública municipal de ensino de Macaé apresentou os trabalhos de conclusão de curso, na manhã desta quarta-feira (27), na Cidade Universitária.
“O próximo objetivo da Secretaria de Educação será oferecer a vocês o Mestrado (stricto sensu) e, quem sabe, mais futuramente, o Doutorado. Para isto estamos vendo parceiros”, disse o secretário municipal de Educação, Guto Garcia, que abriu o evento anunciando a inauguração de mais cinco novas escolas municipais até fevereiro de 2020, sendo a primeira delas inaugurada no bairro Jardim Franco.
Ele falou também de outro objetivo da rede que é atender crianças a partir de um ano e meio. “Hoje atendemos a partir dos 2 anos de idade”, observou. Guto enfatizou ainda a meta de dar autonomia total de gestão às escolas, a exemplo do modelo público que conheceu nos Estados Unidos. “A Educação terá uma equipe para avaliar e garantir a infraestrutura necessária, mas a ideia é que as escolas caminhem com autonomia de gestão no futuro”, explicou.
O secretário estava acompanhado dos professores Ciro Barreto e Scheila Ribeiro de Abreu e Silva; da superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte; e da coordenadora do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), Regina Célia Santos Nascimento. Foram apresentados os melhores trabalhos selecionados pelos próprios alunos e por professores e cinco deles estavam em banneres expostos na sala 210, no Bloco A, onde aconteceu o encontro.
A aluna Patrícia Conceição Nascimento Coutinho, diretora da Escola Municipal da Comunidade Malvinas, disse que aprendeu bastante na pós. “Com certeza, tudo o que aprendi vai nortear o meu trabalho daqui para a frente. Esta pós foi muito importante para mim”, observou. Ela é autora do trabalho “A Gestão Escolar e sua Colaboração na Valorização da Educação Infantil”, que teve como orientadora a professora Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga.
Como o foco, claro, foi o que fazer para melhorar a gestão escolar, os trabalhos destacaram a Educação Infantil no município, o bullying, o Conselho Escolar e a violência nas escolas. A Educação Infantil foi destaque levando em conta que Macaé saiu na frente em relação aos demais municípios em termos de investimentos na execução e formação continuada dos profissionais que lidam com as crianças deste segmento.
Certificados pela FeMASS
Os gestores alunos da Pós-Graduação em Gestão Escolar que concluíram o curso serão certificados pela Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Prefeitura de Macaé, parceira da Secretaria de Educação no projeto. A faculdade está localizada na Cidade Universitária que também é sede do Centro de Formação.
A coordenadora do CFCG, Regina Célia, que coordena a pós junto com a professora Cremilda Barreto Couto, disse que a equipe já estuda, junto à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e do Ensino Médio, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a formação da segunda turma da pós. “Há demanda de alunos e o interesse em continuar dos professores voluntários, bem como outros estão nos procurando para conhecer a grade e oferecer o trabalho como professores do curso, o que é muito interessante e mostra que a pós já deu certo e continuará dando”, destacou.