A mobilização em torno da campanha "Educação não para e não deixa ninguém parado" e o acesso ao blog www.educacaonaopara.com está conseguindo aproximar estudantes, pais e responsáveis. Para maior integração da Educação Infantil, foi criado o e-mail ei.educacaonaopara@gmail.com, que possibilita aos pais e responsáveis pela garotada na faixa de dois a cinco anos, o envio de registros e vivências das famílias, neste período de suspensão de aulas em função da pandemia do Covid-19.
As fotos de vídeos das atividades estão sendo divulgadas através das redes sociais das escolas e da Secretaria de Educação. A rede municipal conta com aproximadamente 15 mil alunos em 62 escolas de Educação Infantil.
No blog, a aba da Educação Infantil indica atividades como música, contação de histórias, jogos, exibição de vídeos, "cinema em casa", além de desenvolvimento de experiências científicas e produção familiar de receitas na cozinha, assim como exercícios que envolvem arte e natureza.
Professores sugerem conteúdos
A ferramenta também conta com um espaço para os professores com sugestões de artigos científicos, e-books e leituras. De acordo com a Superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, este período de confinamento deve ser marcado por diálogos e paz. "As atividades em família, assegurando principalmente as brincadeiras, devem ser priorizadas", pontua.
Para quem não tem acesso à internet, também são sugeridas atividades com materiais não estruturados, que são objetos acessíveis em casa que podem ser colocados à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira, como palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante, caixas, tecidos, pneus e elementos da natureza como folhas.
As sucatas e materiais da natureza potencializam o desenvolvimento e criam oportunidades de descobertas. A disponibilização das atividades on-line no blog segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o currículo organizado por campos de experiências, assegurando às crianças os direitos de conviver, brincar, participar, explicar, expressar-se e conhecer-se.