logo

Educação: informes tratam de temas atuais com os estudantes

05/06/2020 09:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Com o objetivo de reforçar o elo de ligação com o estudante e familiares no período de distanciamento social, em função do Covid-19, a equipe de orientação educacional da Secretaria de Educação está disponibilizando informativos com a divulgação de temas relevantes voltados para reflexão sobre o convívio, rotina de estudos em casa e saúde. Neste mês de junho, a abordagem será "A importância do livro didático para estudo dos alunos". A próxima temática prevista será "Lazer e obrigações, como organizar a rotina na quarentena?"

Seguindo textos, pesquisas e uma leitura dinâmica e fácil para a comunidade escolar, o material está sendo repassado para os diretores das escolas municipais, que através das redes sociais dos espaços escolares (grupos de WhatsApp Facebook e Instagram) mobilizam os professores, responsáveis e estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Para os alunos do 1º ao 5º ano, por exemplo, o informativo é apresentado de maneira adaptada e específica para a faixa de idade.

Outros assuntos que já foram apresentados no material são "Uso de máscaras caseiras" sobre os cuidados, prevenção e o uso correto da máscara, além de "As famílias e o distanciamento social" destacando a parceria escola-família e a importância de estabelecer formas de comunicação visando orientar a rotina educativa em casa, em tempos de isolamento social. Além de tratar dos enfoques destacados nos informativos, os orientadores educacionais também estão oferecendo acompanhamento emocional aos pais e responsáveis, quando necessário, por meio do WhatsApp. O material online é produzidos mediante videoconferências da equipe.

Foco no cotidiano dos alunos

A rede municipal, segundo a Superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref, conta com 46 orientadores educacionais, que estão atuando neste período de interrupção temporária das aulas em parceria com os dirigentes das escolas e professores orientadores pedagógicos. O foco do trabalho neste período de isolamento social é não apenas oferecer suporte aos alunos, não apenas quanto aos estudos em casa, mas também para melhorar a qualidade da relação com a família e a escola, agindo nas questões, que dizem respeito ao bem-estar e crescimento.

As coordenadoras da Orientação Educacional, Rosinea Figueiredo e Andrea Carvalho, afirmam que com o retorno das aulas, os orientadores educacionais vão trabalhar conforme a realidade das escolas e calendário letivo com assuntos voltados para o processo de desenvolvimento dos alunos, como "Cuidados com a família" e "Mercado de trabalho". "Vamos atuar em prol das as necessidades dos estudantes e oferecer a eles condições para que se desenvolvam de maneira plena em todos os aspectos, do intelectual ao socioemocional. Já neste período de pandemia, os jovens merecem atenção especial, pois estão passando por uma mistura de sentimentos", pontuam.