Foto: Arquivo Secom
Desenvolvimento da saúde é objetivo do projeto
A Secretaria Municipal de Educação lançará, na quinta-feira (2 de julho), a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó-NutriSUS. O trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) vai acontecer na Escola Municipal de Educação Infantil Laura Sueli Campos Bacelar (Ajuda de Baixo). A rede municipal, em parceria com a Secretaria de Saúde, desenvolve o Programa Saúde na Escola (PSE) que tem como objetivos reforçar o desenvolvimento da saúde e destacar a formação integral dos estudantes.
A primeira etapa do trabalho foi lançada, no ano letivo de 2014, na Escola Municipal de Educação Infantil Maria das Dores de Souza Tavares (Morro de São Jorge). A ação consiste na adição direta de vitaminas e minerais em pó na alimentação de estudantes na faixa de 3 anos e 11 meses, especificamente das unidades atendidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em prol da prevenção integral da saúde da criança.
Parceria – A estratégia é uma parceria interdisciplinar da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), equipes das secretarias de Saúde e Educação do Programa Saúde na Escola (PSE), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Coordenação do Programa da Criança.
Programação - Durante o lançamento serão realizadas as seguintes atividades: avaliação do estado nutricional das crianças; cadastramento no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - Sisvan. Também haverá apresentações culturais e lúdicas junto à garotada e degustação de saladas de frutas.
A ação, realizada pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com os municípios, é estabelecida pelo programa Ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria. O pó NutriSus, que é adicionado na refeição do almoço (já pronta) dos alunos, não tem sabor, fator que não influencia no paladar dos estudantes. Para cada aluno é utilizado um sachê que contém cinco gramas.
O trabalho também visa atender crianças de seis meses e visa potencializar o desenvolvimento infantil, reforçar a prevenção e controle das deficiências de vitaminas e minerais, especialmente causadores de anemia e de deficiência de ferro. As doses preventivas do pó contam com 15 micronutrientes e substituem a suplementação de sulfato ferroso que era indicada pelos especialistas em forma de xarope.
De acordo com a coordenação do trabalho em Macaé, pais, responsáveis e educadores foram orientados quanto ao uso adequado do suplemento em pó, que é somente utilizado na escola uma vez ao dia. Estudantes que apresentam anemia falciforme e fazem uso de sulfato ferroso não podem receber a Estratégia de Fortificação.
Importância - O governo municipal aderiu a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó - NutriSUS por entender que a infância é um período em que se desenvolvem potencialidades. Segundo registros, foi identificado que 200 milhões de crianças menores de cinco anos, residentes em países em desenvolvimento, não atingem desenvolvimento adequado, sendo a anemia um dos fatores atribuídos a essa condição. Com isso, elas possuem maior probabilidade de baixo rendimento escolar. Diante desta situação, a anemia é considerada um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e também nos desenvolvidos.