O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que é celebrado neste dia 21 de setembro, está sendo lembrado na rede municipal por ações que visam promover e debater a inclusão social. As atividades fazem parte da campanha "Setembro Verde", que reforça a importância da acessibilidade e da inclusão social que possibilita dar a todas as pessoas os mesmos direitos e oportunidades.
Na sede da Secretaria de Educação, através da equipe da Superintendência de Educação Integrada, junto à Coordenação de Educação Inclusiva, estão disponibilizados informativos e laços em tom verde, alusivo à campanha. Algumas escolas estão abordando a temática sobre os direitos e deveres da Pessoa com Deficiência.
A campanha foi idealizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPD) com a finalidade de chamar a atenção da população sobre a importância da inclusão.
Junto à campanha "Setembro Verde", a Secretaria de Educação está preparando o IV Seminário de Educação Inclusiva, que vai acontecer no próximo dia 30, pela plataforma Youtube.
Com o tema “A educação vista com outros olhos”, a programação, direcionada a profissionais da educação e a população em geral, contará com as seguintes palestras; “Pertencimento”, "Tecnologias na aprendizagem criativa sem uma educação por direitos humanos”, “Autismo sob o olhar da transdisciplinaridade", "Orientações jurídico-pedagógica na perspectiva inclusiva”, “Projetos de leitura” e "Preparação dos jovens com deficiência para o trabalho”.
A rede municipal conta hoje com 57 salas de recursos multifuncionais, onde é realizado Atendimento Educacional Especializado, com professor especialista, sempre em contraturno das aulas. Todo trabalho segue os protocolos sanitários.
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. Houve a aprovação da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. No Brasil, inclusive, a Convenção tem o status de Emenda Constitucional.