Foto: Guga Malheiros
Classificados no Processo Seletivo para Educação passaram por treinamento
Os Auxiliares de Serviços Escolares (ASE), que foram convocados no Processo Seletivo, participaram, na manhã desta terça-feira (3), da primeira Formação em Serviço, no Centro de Formação Carolina Garcia. O encontro teve como objetivo acolher e orientar os novos profissionais que vão trabalhar nas unidades escolares de Educação Infantil, com alunos que apresentam necessidades especiais, sendo um auxiliar para cada aluno. Foram apresentados aos profissionais suas atribuições, como funciona o trabalho dentro dos segmentos, cuidado com alunos na faixa etária de dois a cinco anos, funcionamento e rotina das unidades escolares, escolas com tempo integral e parcial, acompanhamento de alunos com algum tipo de necessidade especial, procedimentos, atuação do profissional na sala de aula entre outros temas. Cerca de 300 profissionais foram convocados para Educação.
Na última segunda-feira (2) os Auxiliares de Serviços Escolares, classificados no processo seletivo, compareceram na sede da Secretaria de Educação durante todo dia para entrega de documentos, assinatura do termo de posse e escolha das escolas em que atuarão até o final do ano letivo de 2017. Os novos contratados se apresentarão nas unidades escolares nesta quarta-feira (4), com o memorando para começaram a atuar. Em seguida, os que tomaram posse, serão convocados pela Secretaria Municipal de Administração para cadastrar a biometria que será o controle do ponto biométrico do profissional.
Durante o encontro, o secretário de Educação, Guto Garcia, deu as boas-vindas aos profissionais que estarão, nesta quarta-feira, já atuando nas escolas da rede."Vocês estão de parabéns! Fizeram a prova, passaram e agora estarão agregando à nossa grande equipe da Educação do município. Espero que vocês estejam empenhados e dispostos a trabalhar diariamente com dedicação, conhecimento e acolhimento dos nossos alunos das escolas da rede",disse Guto.
A nova auxiliar de serviços escolares, Ana Carla Vitorino, formada em Pedagogia e que estava há oito meses desempregada, disse que o Processo Seletivo veio numa boa hora e a sua classificação complementou sua alegria. "Estava desempregada, precisando voltar a trabalhar. Fiz a prova, passei e escolhi trabalhar com crianças que apresentam algum tipo de necessidade especial. Vou para a Escola Polivalente Anísio Teixeira e estou muito feliz de entender um pouco do lindo trabalho que é desenvolvido na Educação Inclusiva com alunos da rede", disse.
Também convocada no Processo Seletivo, Rosanna Cozzi, 48 anos, vai trabalhar na Educação Infantil e a expectativa é de conseguir dar continuidade ao seu trabalho com crianças, algo que não é novo na sua vida. "Sempre trabalhei como voluntária com crianças, inclusive no Cemaia. Quando surgiu a oportunidade do Processo Seletivo fiz logo a escolha de continuar nesse segmento, que é onde me realizo de verdade. Estou muito feliz com a conquista e vou dar o meu melhor para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível", frisou.
Para a coordenadora de Educação Física e formadora da Educação Infantil, Fernanda Leão, os ASEs, que vão trabalhar nas 59 unidades escolares da rede, puderam entender no encontro como "Cuidar e educar na educação infantil".
"Repassamos para eles a questão da importância na Educação Infantil da afetividade. Também abordamos questões como cuidado, numa forma geral, desenvolvimento infantil e suas fases, cuidado e aprendizagem, rotina estabelecida e procedimentos, o Caderno de Orientação Pedagógica do município (COP), linguagem com olhar diferenciado e outros", explicou Fernanda.
De acordo com a coordenadora de Inclusão Social da Educação, Jakeline Santos, os novos ASEs estarão trabalhando com os alunos que apresentam algum tipo de necessidade especial, entre elas: sensorial, física, intelectual, múltiplas e com Transtornos Globais de Desenvolvimentos (TGD).
"A proposta é que eles entendam um pouco de cada transtorno, de cada necessidade especial. Para isso, no encontro, os novos profissionais tiveram o conceito de inclusão social. Como ela acontece nas escolas da rede, qual é o nosso público alvo, quais são as atribuições dos profissionais que cuidam desses alunos e como eles devem conduzir a rotina dentro das unidades escolares", explicou Jakeline, acrescentando que, além do atendimento ser feito nas 106 escolas da rede, também existem duas escolas polo para alunos com deficiência auditiva e visual.
- Eles puderam tirar dúvidas, trocar informações, passar um pouco da vivência dentro das escolas da rede, entender um pouco das atribuições dos profissionais, dando importância aos novos profissionais que estão chegando para que se integrem à nossa equipe, fortalecendo, nosso trabalho, que visa desenvolvimento pleno dos alunos da Educação Especial -, finalizou.