Educação prepara Fórum de Orientação Educacional

06/10/2017 13:49:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Equipe Secom

Programação começa às 8h, na terça, na Cidade Universitária

Acontece na terça-feira (10) o V Fórum da Orientação Educacional - 2017. A programação vai integrar participantes de Macaé e dos municípios de São João da Barra, São João da Barra, Silva Jardim, São Fidélis, Itaboraí, Rio Bonito e Campos dos Goytacazes. O encontro acontecerá na Cidade Universitária, das 8h às 17h.

A expectativa da coordenação é reunir cerca de 200 participantes entre orientadores educacionais e pedagógicos, supervisores de ensino, gestores educacionais, além de alunos da área.

O objetivo do Fórum de Orientação Educacional é promover reflexões quanto aos recentes paradigmas sociais, dentro e fora do espaço escolar, sob o olhar da Orientação Educacional. A proposta é destacar os desafios da vida moderna e tecnológica, na qual alunos de todas as idades estão inseridos.

Com o tema "A Orientação educacional e os desafios contemporâneos", a programação contará com debates e apresentações culturais das escola municipais Lia Kopp Franco, Paulo Freire, Ciep Municipal Maringá e Generino Teotônio de Luna.

O Fórum também será marcado por palestras e mesas redondas, que têm como objetivo compartilhar experiências com destaque para os municípios de Macaé, Silva Jardim e São João da Barra. A primeira palestra será "Sinto, logo penso: a importância de trabalhar as emoções na escola", que será ministrada pela professora doutora Bianka Pires André.

Também haverá no turno da manhã, a mesa redonda "Protagonismo Juvenil - A escola que temos e a escola que queremos", que será mediado pela professora orientadora educacional, Sônia Regina Cardoso. Outra abordagem será "Cultura de paz no contexto atual" destacado pela professoras e orientadoras educacional Adelina de Jesus Ribeiro Osawa e Eronei Leite.

A programação segue no turno da tarde, com as palestras "Música, afeto e aprendizagem. As neurociências na sala de aula", que será proferida pela professora Cássia Ávila.