Foto: Maurício Porão
Encontro discutiu experiências e práticas para melhoria contínua do ambiente escolar
Com o tema "Educar para ampliar olhares, diversificar saberes e superar a violência", foi realizada, nesta quarta-feira (9), a III Jornada da Orientação Pedagógica. O evento aconteceu na Cidade Universitária, com a participação de profissionais que atuam na orientação pedagógica, supervisores, gestores, estudantes do curso Normal e de Pedagogia. Considerada um dos mais importantes eventos pedagógicos da rede municipal, a jornada recebeu representantes de municípios como Rio das Ostras, Campos e Araruama.
A III Jornada da Orientação Pedagógica tem como objetivo possibilitar trocas de experiências e práticas que possam transformar o ambiente escolar. Para isso, a coordenação do setor na rede incluiu temas relevantes de interesses dos educadores proferidos por especialistas da área.
A abertura do evento foi marcada pela presenças da representante do Ensino Fundamental, Balade Aref e da subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues. "Agradeço a toda equipe pelo comprometimento e dedicação diante desta jornada. A proposta é que todo debate desta programação leve aos participantes maior reflexão sobre o dia a dia nas escolas", ressaltou, Gelda.
A ocasião também contou com a presença da coordenadora de Orientação Pedagógica, Carla Martins. "Esta jornada promete marcar a trajetória deste ano letivo. Esperamos que todos os educadores consigam sentir a proposta com novos olhares e caminhos, a partir deste encontro organizado com muita dedicação", pontuou.
A programação foi elogiada pelos participantes. A orientadora pedagógica Carmem Vieira foi uma delas. "Fiz questão de me inscrever nesta formação que destaca temas importantes para nossa atuação na escola", comentou a profissional que atua no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. A professora de Rio das Ostras, Maria José dos Santos, também aprovou. "Temos que nos qualificar sempre e jornadas como estas são importantes para compartilharmos vivências", destacou.
Artes - A Jornada foi marcada pela musicalidade e talento do grupo "Descendo a Serra", da Orquestra de Violões, do Colégio Municipal Raul Veiga. A garotada participa de aulas de Artes e Iniciação Musical ministradas pelo professor Marcelo Pfeil. O público também assistiu a apresentação musical "Um Bem-te-vi", de Manoel Barros, apresentada pela aluna do Ciep Municipal Maringá Jhúlia Barcellos Soares e conduzida pela professora Fabíola Barcellos.
Palestras - A III Jornada da Orientação Pedagógica também foi marcada por palestras, mesas redonda e apresentações culturais. O mestre em Ciências Sociais e professor da rede municipal, Paulo Henrique Dantas, foi responsável pelo tema "A educação para a diversidade em tempos de violência".
- Temos que refletir a respeito da escola, direitos, garantias e diversidade. O Brasil passa por um momento de embate moral com disputas que sempre existirão na história. Por isso, a educação com foco para os direitos em tempos de violência deve ser analisada com atenção", destacou.
A programação contou ainda com a mesa redonda "A criança enquanto sujeito de direito e deveres". O encontro teve ainda a participação de Marcelo Maurício dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Jacks Cavalcante (Assistente Social do CMDDCA), com mediação da orientadora pedagógica Débora Teixeira.
Outro assunto abordado foi "Violência doméstica e familiar: suas implicações no ambiente escolar". O tema foi ministrado por Jane Estanislau Roriz e Ilanna Pacheco, além de representantes do Centro Especializado de Assistência à Mulher.