Educação promove primeira reunião geral de diretores

28/01/2015 17:56:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Estratégias e novas ações para a volta às aulas foram abordadas

Com o objetivo de transmitir as orientações para melhor preparação do ano letivo, a rede municipal promoveu a primeira reunião de diretores das 103 escolas municipais. O encontro aconteceu na sede da Faculdade de Ciências e Letras de Macaé (Fafima), na tarde desta quarta-feira (28). A volta às aulas será na quarta-feira (4). O retorno do trabalho dos professores será na segunda-feira (2).

Na pauta da reunião dos dirigentes municipais foram destacadas estratégias e novas ações para a volta às aulas. Entre elas foi o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe), que vai acontecer na terça-feira (3). A programação será realizada nas unidades municipais Ciep Oscar Cordeiro (Aeroporto) das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, para os representantes dos setores marrom e azul.

Já no Ciep Municipalizado Leonel Brizola (Barra), o encontro será no mesmo horário e direcionado aos que atuam nos setores vinho e verde. No Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), a programação será no decorrer do dia e também das 17h30 às 21h para os profissionais da Serra e setores amarelo e vermelho. A expectativa é receber 4,5 mil profissionais de ensino. O Empe tem a finalidade de discutir as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), para destacar sugestões que possam ser debatidas junto à elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).

Outra abordagem na reunião foi o cronograma das reuniões de diretores deste ano letivo, que terá uma conotação diferente. O cronograma foi subdividido por polos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além disso, a agenda de formação continuada em serviço também foi apresentada. Os professores, que atuam na Serra junto ao 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), participarão de encontros itinerantes em escolas diferenciadas da Serra. Outros polos de formação serão Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro e Colégio de Aplicação (CAp).

Na ocasião também foram transmitidas orientações quanto à importância do preenchimento do censo escolar, cujo prazo será de 2 de fevereiro a 20 de março (data final para a secretaria de Educação, não para os diretores).

Outra abordagem foi a atenção ao Programa Correção de Fluxo da rede municipal. A programação, que visa reforçar o processo ensino-aprendizagem, é ministrada nas turmas de Ensino Fundamental, com o objetivo de minimizar a defasagem referente à idade e ao ano escolar em que o estudante até a faixa de 14 anos deveria estar cursando, além de outros problemas decorrentes desta questão. Este ano, o “ Correção de Fluxo” continuará com projetos semestrais.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa merece atenção dos dirigentes, pois permite que o estudante eleve a escolaridade em um semestre. “A prioridade é trabalhar em prol da permanência do aluno na escola, melhoria da idade-ano de escolaridade e redução da taxa de reprovação”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do programa do 6º ao 9º ano, Aldelucia Porto, a coordenação do programa está aberta para receber escolas atendidas ou não pelo programa, que se destaca por elevar a estima dos alunos, que conseguem avançar nos estudos.



Foco é na qualidade do ensino

Durante o encontro, a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, solicitou aos dirigentes municipais maior atenção à qualidade do ensino oferecido. “Temos que nos envolver em trabalhos e intervenções pedagógicas, que visam utilizar o tempo do estudante na escola da melhor forma possível”, ressaltou.

Neste ano letivo, a rede municipal passará pela Prova Brasil. Com isso, alunos dos 5º e 9º ano do Ensino Fundamental participarão da avaliação, que vai acontecer no meado do ano, em data que ainda será divulgada.

O passe escolar também foi tema da pauta do encontro. Em breve, acompanhantes dos novos alunos (pais e responsáveis) da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, primeiro segmento do Ensino Fundamental da rede municipal, devem ser contemplados com a criação de passe eletrônico. Ainda não há data definida para o cadastro do passe, que inicialmente irá atender aos estudantes que vão ingressar no ensino municipal.

De acordo com a secretária de Educação, a medida vai contribuir com elo da família na escola e a readequação do transporte escolar dedicado. “Estamos seguindo todos os trâmites legais de acordo com o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar", disse.

Mesmo com o novo sistema, será permanecida a utilização do passe somente estudantes do 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos, além do Ensino Médio (Serra), sem acesso para acompanhante. A próxima reunião de diretores será no dia 29 de janeiro.


Fotos Relacionadas