Educação: prossegue a programação "Junho tem histórias"

22/06/2021 14:02:00 - Jornalista: Joice Trindade

Tema é a literatura infantil

Nesta quarta-feira (23), às 13h, prossegue a programação "Junho tem histórias". O encontro, iniciado nesta terça-feira (22), está sendo marcado por batismo dos alunos participantes do curso "A arte de contar Histórias", realizado no primeiro semestre de 2021. Quem quiser assistir basta clicar no link: https://meet.google.com/oxw-dwuy-qik. A programação virtual, voltada para os amantes da leitura, terá como tema "Literatura Infantil". Para receber o diploma, no encontro final, cada integrante teve que contar a história que escolheu ao longo do curso.

As aulas gratuitas, direcionadas para moradores de Macaé e de municípios vizinhos, foram organizadas pela Superintendência de Educação Integrada, através do grupo HistoriArte, e o Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia. A programação virtual contou com professores e auxiliares de serviços escolares, que agora estão se formando como contadores de histórias.

O curso foi ministrado pela contadora de história e professora graduada em Letras, Margarida Maria Barcelos Souza Olive (pós-graduação em Africanidade). A grade apresentou questões teóricas e práticas, tais como desenvolvimento de técnicas, memorização, além de preparação do repertório e da narração para apresentação de histórias diante de públicos diversos

Em Macaé, a contação de histórias abrange a atuação do HistoriArte, equipe de contadores da Secretaria de Educação que se apresenta, mesmo virtualmente, através de agendamento com as escolas municipais. A leitura também é incentivada pelos professores durante as aulas não presenciais e pelas equipes gestoras, que convidam os contadores para fazerem parte de reuniões pedagógicas, encontros com familiares e programações com os alunos, sendo todas as programações de forma virtual.