Educação realiza certificação de posse dos diretores

20/12/2018 17:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Aprovados irão atuar no triênio 2019, 2020 e 2021

Foi realizada nesta quinta-feira (20), a certificação de posse dos diretores aprovados no processo seletivo para atuar no triênio 2019, 2020 e 2021. Com auditório lotado, a programação realizada na Cidade Universitária, foi marcada pelo recebimento dos novos dirigentes, e despedida dos gestores que atuaram até este ano de 2018 à frente das escolas. Nesta sexta-feira (21), o prédio da Secretaria de Educação, no Novo Botafogo, será inaugurado. Macaé é um dos únicos municípios da região a realizar eleição para diretor de escola.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Guto Garcia, parabenizou os diretores e à comissão eleitoral pelo processo deste ano. "Agradeço o empenho de todos, estou de volta à secretaria com vários projetos para 2019. E, hoje, faço questão de parabenizar os novos diretores, os reeleitos, e os que se dedicaram nos últimos três anos à frente das escolas municipais, e não serão mais diretores, mas continuarão trabalhando conosco na rede municipal" destacou.

A solenidade, que contou com a presença de gestores, representantes da Secretaria de Educação e familiares de diretores, recebeu mensagem do padre Glaison Lima da Silva, que ganhou do secretário de Educação uma placa de honra ao mérito. "O fim do ano é momento de reflexão de nossas ações e o que almejamos para o novo ano. É uma honra receber esta placa. Parabenizo a todos os diretores. A sala de aula é um espaço muito importante. O educador exerce um papel importante na vida das pessoas", disse.

A secretária Adjunta de Patrimônio, Gisele Muniz, também participou do evento e ressaltou que todos os diretores precisam conhecer a rede para preservar o patrimônio da escola. "A estrutura de cada escola é importante. O agente patrimonial exerce papel fundamental na unidade escolar. Todos devem refletir e cuidar do patrimônio, tendo como foco a proteção, a sustentabilidade e a conscientização de todos que fazem parte da escola", explica.

A posse contou ainda com a participação das representantes da educação Gelda Tavares, Leila Clemente, além das superintendentes de Ensino Fundamental, Balade Aref; de Educação Infantil, Mariana Duarte e de Educação Integrada, Janaína Azevedo, que pontuaram as principais ações de 2018 e algumas propostas para 2019.

Aprovação - A eleição para diretores foi elogiada pelos profissionais. Entre eles, Marcelle Roberta Gonçalves e Sônia Regina Curvelo, que vão assumir a Escola Municipal de Educação Infantil Alcina Muzzy de Jesus (Sana). "Estamos satisfeitas com todo o proo processo eleitoral. A expectativa é desenvolver vários projetos pedagógicos em prol da comunidade escolar", comentaram.

Fabrine Almeida Medeiros e Lívia Schueler, novas diretoras do Colégio Municipal Lions (Glória) também elogiaram o procedimento. "A gestão democrática é fundamental. Ficamos felizes em sermos escolhidas pelos pais e funcionários e com muitas propostas para contribuir com o processo de ensino e atender aos anseios da comunidade escolar", explicam. Já Rodrigo Rolli, destacou que foi para solenidade se despedir dos colegas. "É hora de dar adeus. Fico honrado de atuar na rede municipal por 12 anos, oito destes à frente do Colégio Municipal Coqueinho (Praia Campista). Desejo o melhor para os novos gestores. Essa escola faz parte da minha vida", contou.

Ações para 2019

O secretário de Educação também anunciou medidas para o próximo ano letivo e solicitou a colaboração dos diretores eleitos e do colegiado. "O ano está terminando com novidades. Os auxiliares de serviços escolares e gerais vão ganhar férias entre os dias 22 de dezembro a 28 de janeiro", destacou.

Para 2019, Guto Garcia enumerou diversas propostas. "Vamos seguir a Base Nacional Curricular prevista pelo Ministério da Educação formalizada. Também haverá o projeto Bolsa Escola que irá beneficiar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino com a concessão com o valor mensal de R$ 600. O benefício será destinado aos cem primeiros colocados que, em contrapartida, vão atuar em atividades pedagógicas nas escolas", pontuou acrescentando que outras ações serão a ampliação de espaços em médio e longo prazos.

Transição - Até o dia 30 deste mês, haverá a transição da gestão. Já em janeiro, os gestores eleitos vão participar do curso de Atualização em Prestação de Contas. Durante a atuação, os diretores terão que participar dos cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, formação específica para o exercício da atividade e atualização.