Foto: Rui Porto Filho
Rede municipal está recebendo livros de reposição para serem utilizados junto aos alunos
Seguindo determinação do Ministério da Educação, a rede municipal segue, no ano letivo de 2017, com campanhas educativas voltadas para o livro didático. A intenção é continuar promovendo cursos específicos como o de Apoio à Gestão do Livro Didático que valida Macaé como um dos únicos municípios que investe na formação continuada com proposta de executar ações que visam boas práticas na gestão escolar.
A rede municipal está recebendo livros de reposição para serem utilizados junto aos alunos de 1º ao 5º ano e Ensino Médio. Os livros são enviados pelos Correios para escolas situadas na área central até o mês de fevereiro, antes da volta às aulas. A entrega faz parte da ação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O objetivo é melhor atender a demanda das escolas e reforçar a qualidade do ensino.
O governo municipal também prioriza a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação quanto à universalização do acesso e à melhoria da qualidade da educação básica, bem como a previsão constitucional sobre o fornecimento de material didático.
Devolução - A rede municipal encerrou, na quinta-feira (21), a campanha educativa “Devolver é legal”. A programação mobilizou alunos, professores, cuidadores e responsáveis pelos livros didáticos das escolas com foco na reutilização. Para realização do trabalho, as unidades municipais realizaram estratégias pedagógicas quanto à devolução do livro didático em bom estado e conservação. A campanha segue as exigências legais de utilização do livro&nbs p;didático durante três anos e segue a resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
De acordo com a coordenadora do Programa do Livro Didático, Roze Thomaz, os cuidadores e gestores se organizaram para volta às aulas com foco para planejamento, recolhimento e recebimento de livros. A proposta é destacar no espaço escolar o zelo com os livros e os cuidados de alunos e professores diante da sua utilização.
- O trabalho da equipe pedagógica e dos professores que cuidam dos livros didáticos não é fácil. Eles atuam com o objetivo de receber os livros de maneira adequada para que outros estudantes possam utilizá-los no próximo ano. Agradecemos a todos pelo comprometimento e empenho durante todo ano", ressaltou a coordenadora.
Concurso - O Programa do Livro Didático também vai promover, em 2017, o concurso "Boas Práticas na Gestão do Livro Didático". A programação premiou, neste ano de 2016, o Colégio Municipal Engenho da Praia que alcançou a segunda melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Macaé.