Educação: segunda fase da pré-matrícula começa segunda

04/12/2021 14:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

A pré-matrícula é direcionada para alunos novos

A segunda fase da pré-matrícula na rede municipal começa na segunda-feira (6) e se estende até o dia 17 deste mês. O cadastro será efetivado pelo endereço eletrônico www.macae.rj.gov.br, a partir das 9h. A pré-matrícula é direcionada para alunos novos, candidatos não pertencentes à rede municipal de ensino, aqueles que, no ano letivo de 2021, não estiveram matriculados em nenhuma unidade escolar; além de estudantes que pertenciam à rede municipal de Macaé em 2021 e foram considerados evadidos. Já quem está no cadastro reserva de vagas de 2021 também deve efetuar a pré-matrícula para o próximo ano letivo.

Para esta fase, serão recebidos candidatos para Educação Infantil Pré I e Pré II (quatro e cinco anos). Também são oferecidas vagas para o Ensino Fundamental (1º ano - o aluno deve apresentar a idade de seis anos completos ou a completar até 31 de março), além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, que somente será oferecido nas unidades municipais da região serrana.

O resultado dos candidatos alocados nesta etapa será divulgado no dia 19 de janeiro, data em que também será anunciada a lista dos candidatos alocados na primeira fase da pré-matrícula no portal da Prefeitura de Macaé, pela Secretaria Adjunta de Educação Básica (Semaeb). Já a matrícula da segunda etapa será entre os dias 19 e 26 de fevereiro. Pais ou responsáveis, ou candidatos maiores de idade deverão comparecer na escola de destino, que seguirão os protocolos sanitários.

Para o ano de 2022, o processo de alocação dos candidatos observará os seguintes critérios: previsão de vagas calculadas pelo Sistema Informatizado; preferência ao candidato que necessitar de atendimento educacional especializado e proximidade da residência, conforme o estabelecido na Lei nº 8.069/90.

O calendário está divulgado na portaria nº 015/2021, de 9 de novembro, publicada aqui no site oficial da prefeitura. A primeira fase da pré-matrícula encerrou na sexta-feira (3). Nesta etapa foram apenas oferecidas vagas para alunos da Educação Infantil na modalidade de maternal I (dois anos completos ou a completar até 31 de março de 2022) e maternal II (três anos completos ou a completar até 31 de março de 2022).