Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom
São 15 cursos gratuitos para os profissionais de escolas públicas e particulares
O Centro de Formação Carolina Garcia da Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para 15 cursos gratuitos voltados para os profissionais que trabalham em escolas das redes pública (municipal e estadual) e particular. Os interessados devem se cadastrar pelo site formacaomacae.wixsite.com/formacao. As inscrições serão encerradas até serem preenchidas todas as vagas. Para cada curso, são oferecidas 20 vagas. Em média, os cursos têm a duração de três meses. As aulas são ministradas por professores especialistas, doutores e mestres de universidades públicas e privadas, além da Secretaria de Educação de Macaé.
A maior parte dos módulos são realizados na sede do Centro, que funciona em novo endereço: Avenida Bráulio Gomes de Assis, ao lado do Senai, no bairro Novo Botafogo. Com exceção das aulas de Informática para Professores, Neuroeducação e Poesia pede Passagem, ministradas na Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep), localizada na Rua Alfredo Backer, 363, Centro.
Na lista também está o projeto "Mentes em Ação". A formação será ministrada em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nos meses de junho e julho com o oferecimento de 50 vagas.
A formação continuada atende às previsões legais e visa à organização, sistematização, entendimento e reflexão das práticas pedagógicas. No ano letivo de 2017, o CFCG assistiu 4,5 mil profissionais da rede em 70 cursos, entre professores, orientadores pedagógicos e auxiliares de serviços escolares.
Com o oferecimento dos cursos, a proposta do Centro de Formação Carolina Garcia é destacar oportunidades aos profissionais da área da educação momentos de formação continuada. O espaço oferece cursos de curta duração, palestras, pesquisas e também realiza divulgação pedagógica e científica. A equipe também é responsável por documentar a história da Educação do município.
Cursos oferecidos:
1- Africação / Lei 10639/03 (UFRJ);
2- Produção textual para professores da Educação Básica (UFRJ);
3- Recursos tecnológicos (Inova Escola/Fundação Telefônica);
4- Formação Docente em diálogos;
5 - Cultura inclusiva;
6- Formação para auxiliares de serviços gerais e de serviços escolares;
7 - Lei Maria da Penha;
8 - A poesia pede passagem (Unilivre);
9 - Comportamentos disruptivos no ambiente escolar;
10- Novo olhar sobre drogas (Unilivre);
11- Informática para professores (Unilivre);
12 - Libras;
13 - Neuroeducação;
14 - Oficina: Biodanza/SRT (Unilivre);
15 - Mentes em Ação (UFRJ).