Foto: Bruno Campos
Aulas começam nesta segunda nas 106 escolas municipais
A Secretaria Municipal de Educação de Macaé recebe, nesta segunda-feira, dia 6, cerca de 40 mil alunos para o início do ano letivo 2017, nas 106 escolas. De acordo com o secretário, Guto Garcia, este ano a prefeitura deve receber cerca de cinco mil alunos novos. Já as aulas nas faculdades, que funcionam na Cidade Universitária, serão iniciadas em março. Os polos de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Campus Macaé) e a Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) no dia 6 de março e a Universidade Federal Fluminense (UFF) dia 20 de março.
- Damos as boas vindas aos alunos e profissionais para iniciarmos mais um ano letivo. As confirmações das matrículas de quem as fez na terceira fase, devem ser efetivadas nas secretarias das respectivas escolas até dia 10. Somente depois desta data a Educação terá o número exato de alunos novos deste ano. É importante lembrar que o transporte escolar será iniciado dia 13 e não nesta segunda-feira (6) junto com a volta às aulas. A exceção é para alunos da Educação Especial e residentes em áreas rurais de difícil acesso, que precisam locomoção específica. A proposta é que na primeira semana de aula as famílias conheçam melhor as escolas e os professores - informou Guto Garcia.
Os pais que desejam trocar seu filho de escola devem estar atentos para fazer esse remanejamento entre os dias 7 e 10 de março, na própria escola.
Transporte Escolar - Este ano haverá alterações no transporte escolar. A recomendação é que os pais e estudantes do 1º ao 5º ano (primeiro segmento do Ensino Fundamental) fiquem nos pontos sinalizados de embarque/desembarque dos ônibus.
Outra opção é obter o Passe Escolar para o estudante maior de seis anos, que vai fazer uso das linhas normais do Sistema Integrado de Transporte (SIT).
Sala de aula - Mais de 90% dos alunos que procuraram a rede pública municipal de ensino estarão em sala de aula. Este ano, houve uma expressiva procura por vagas para alunos com 2 e 3 anos. Alguns deles, na faixa de 2 anos, foram incluídos no cadastro reserva, com possibilidade de alocação quando houver disponibilidade de vaga. O município atende a determinação legal, cuja previsão é que todas as crianças com 4 anos devem estar matriculadas nas escolas.
Adaptação - As 62 escolas de Educação Infantil da rede pública de ensino terão três semanas de adaptação escolar. A medida visa fortalecer o acolhimento até que os alunos fiquem seguros no ambiente escolar. As unidades que funcionam em tempo integral terão horário de adaptação especial. Na primeira semana, entre os dias 6 e 10 de fevereiro, das 7h30 às 9h30; segunda semana, entre os dias 13 a 17, das 7h30 às 10h30. E, entre os dias 20 e 24, atendimento entre 7h30 e 14h30.
Já as escolas municipais que funcionam em tempo parcial terão atendimento nas duas primeiras semanas, entre os dias 6 e 17, das 7h30 às 9h30 e 13h às 15h. Na terceira semana, a adaptação será das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h. Este é o período em que os alunos começam a conhecer o novo ambiente e se harmonizar em um espaço coletivo. Cerca de 3100 alunos serão recebidos na Educação Infantil.