Para desenvolver pesquisas voltadas às questões regionais, o “GT – Ciência e Tecnologia em Macaé e Região” promoveu mais um encontro. O grupo de trabalho interinstitucional busca o desenvolvimento de pesquisas que têm como tema central a análise do atual contexto econômico e a prospecção de cenários futuros para a Macaé pós-petróleo. A ideia é aproximar pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa com a gestão pública.
A iniciativa reúne coordenações de pesquisa da Uenf, UFF, IFF, Cederj, Faetec, FeMASS, UFRJ, Nupem-UFRJ, membros conselheiros do Observatório da Cidade e Secretaria Adjunta do Ensino Superior.
Inicialmente, o GT trabalha no aprimoramento do formulário de cadastro de pesquisadores, acolhendo as diversas contribuições do grupo. Segundo a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, a ideia é promover maior interação entre os pesquisadores, poder público e setor privado, com o compartilhamento de informações e atualização sobre as pesquisas desenvolvidas na região.
Para a coordenadora do Observatório da Cidade, Scheila Ribeiro, o projeto reafirma o compromisso do desenvolvimento de uma agenda sustentável para Macaé, pautada na produção e aplicação de conhecimento científico. “Este tem sido um importante espaço constituído em rede colaborativa, integrativa, intersetorial e interinstitucional, comprometido com a causa da educação, da ciência e da pesquisa no município e região”, acrescentou.
O reitor da Uenf, professor Raul Ernesto Lopez Palacio, afirmou, em referência à Macaé e Norte Fluminense, que “o futuro vai se dar pela ciência e pelo conhecimento”.
Confira o link para mapeamento dos grupos de pesquisa atuantes em Macaé e Norte Fluminense.