Emart promove aula espetáculo "A cidade como obra de arte"

19/10/2018 14:41:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Arquivo Secom

Evento será na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, na segunda-feira

Enxergar os espaços e objetos urbanos, transeuntes e a natureza como maneira de usar a cidade como suporte técnico e criativo ao estímulo da arte, vista como sensibilidade estética, é o eixo central da palestra “A cidade como obra de arte”, que será promovida no Auditório Benedito Lacerda, da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), na próxima segunda-feira (22), das 14h às 17h. Utilizando a aula espetáculo como meio de levar este contemporâneo conhecimento aos participantes, a palestra será conduzida pelo professor mestre em Políticas Sociais e doutor em Ciências Sociais, Paulo Emílio Machado de Azevedo.

'A cidade como obra de arte’ abre espaço para re(leituras) e des(escritas). A aula espetáculo proposta pelo professor doutor Paulo Emílio Machado de Azevedo tem como referência performática o Poetry Slam, e outras formas de expressão e produção artísticas como é o caso da dança e do teatro. Nesse contexto, a cidade se apresenta como palco, ampliando por sua vez as possibilidades estéticas de ocupação e política. O objetivo é levar a refletir acerca da contribuição desses fenômenos na contemporaneidade e seus efeitos enquanto participação social e protagonismo de atores sociais diversos, buscando identificar, reconhecer e fomentar as expressões artísticas por vias não tradicionais de enunciado.

"Dessas interações, 'revela-se o nascimento de heterotopias e a valorização da cidade como suporte técnico e criativo, também escopo de narrativas à emancipação de corpos e vozes. A rua é, pois, agora uma parte importante do currículo que as instituições do saber, ainda teimam em ignorar”. Heterotopia é um conceito de geografia humana elaborado pelo filósofo Michel Foucault, para descrever espaços com múltiplas camadas de significação ou de relações a outros lugares, e cuja complexidade não pode ser vista de imediato, - explica Paulo de Azevedo.

A oferta ao público para esta aula espetáculo é de 30 vagas. A inscrição presencial deve ser feita na secretaria da Emart, ou ainda através do envio de e-mail para o endereço secretariaemart@gmail.com. O recebimento das inscrições será até uma hora antes do início da aula. Aos que desejam participar é solicitada a apresentação do documento de identidade e do CPF.

A Emart fica no prédio do Centro Macaé de Cultura, onde também se localiza a Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela administração da escola. O endereço é Avenida Rui Barbosa, 70, Centro.

Biografia: Paulo Emílio de Azevedo é professor, mestre em Políticas Sociais, doutor em Ciências Sociais e bolsista em Programa de Livre-docência. Tem dedicação aos estudos em Antropologia do Corpo e Performance poética/Palavra falada. Recebeu os prêmios “Rumos Educação, Cultura e Arte” (2008/10) pelo Instituto Itaú Cultural e o “Nada sobre nós sem nós” (2011-12) com a Escola Brasil/MINC para publicação de “Notas sobre outros corpos possíveis” (2014) – com o qual concorreu a final do Prêmio Rio Literário (2015) na categoria “Ensaio”. Tem treze livros publicados, com destaque para aquele que dá o título dessa aula a ser lançado na Jornada de Estudos Literários em Lyon, França.