logo

Encontro com profissionais de educação acontece quarta e quinta-feira

02/02/2016 14:08:00 - Jornalista: Joice Trindade

O Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe) será promovido nesta quarta (3) e quinta-feira (4) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a partir das 8 horas. A formação faz parte do calendário letivo e foi subdividida.

Na quarta-feira (3), a programação é voltada para diretores, professores orientadores, orientadores pedagógicos e educacionais, porteiros, além de auxiliares de serviços gerais, escolares e administrativos. O tema é "Práticas Pedagógicas da Educação Contemporânea".

Já na quinta-feira (4), o Empe será direcionado aos professores A (Ensino Fundamental e Educação Infantil) e C (disciplinas diversas). A proposta da rede municipal é reforçar o aprimoramento, troca de experiências e de novos conhecimentos quanto aos desafios e impactos no ensino municipal.

Cronograma - Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Empe vai começar às 8 horas com cadastro para ponto biométrico para profissionais que ainda não se cadastraram. Às 8h30 haverá apresentação da banda da Secretaria de Educação. Em seguida haverá abertura oficial e abordagem sobre os anos letivos de 2015 e 2016 pelo secretário de Educação, Guto Garcia.

No decorrer da manhã, o secretário de Saúde, Pedro Reis, irá proferir a palestra “Combate ao mosquito”. Já o professor e doutor em Psicologia, Joelson Tavares, vai enfocar o tema “Motivação”. A temática “Fazer o correto sempre, uma questão moral” será abordada pelo professor Augusto Dutra.

Por ser dirigido somente para professores, no dia 4 de fevereiro, será promovida a palestra “UFRJ em Macaé: história da graduação, pós e mestrado futuro” pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Francisco Esteves. No final do Empe, haverá a mesa redonda “Práticas pedagógicas da Educação Contemporânea”, que terá como mediadora Marilena Garcia e terá como participantes Augusto Dutra, Joelson Tavares e os professores José Augusto Aguiar, Francisco Esteves e Décio Guimarães.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo da programação é possibilitar novas oportunidades para uma reflexão ampla sobre o contexto educacional e destacar a diversidade de ideias dos participantes.