Encontro de Bandas Escolares movimenta praça

19/10/2017 16:25:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Cerca de 200 alunos-músicos participaram da apresentação na praça Veríssimo de Mello

O II Encontro Musical de Bandas Escolares movimentou a praça Veríssimo de Mello, na manhã desta quinta-feira (19), que contou com cerca de 200 alunos-músicos e os amantes da música, além de frequentadores do local. Dez bandas escolares apresentaram musicalidade e coreografia diversificadas em um dos principais pontos históricos de Macaé.

O repertório apresentado contagiou alunos, pais e profissionais das unidades municipais. Participaram as bandas das escolas Polivalente Anísio Teixeira, Paulo Freire, Carolina Curvelo Benjamim, Professor Jamil Andrade Dias (Generino Teotônio de Luna), Leonel de Moura Brizola, Jacyra Tavares Duval, Maria Isabel Damasceno Simão, Elza Ibrahim, Claudio Moacyr de Azevedo e Oscar Cordeiro.

O Encontro Municipal de Bandas foi a chance de destacar talentos que iniciaram recentemente na música. As gêmeas Isadora Gomes e Isabel Vitória Gomes fazem parte deste grupo. As alunas e integrantes da banda do Colégio Municipal Elza Ibrahim confessaram que amam tocar escaleta. "Gostamos de fazer parte da banda. É muito legal tocar em eventos como este. Dá um frio na barriga, mas é bem interessante", contam.

Considerada a "mascote" da Corporação Musical Jamil Andrade Dias, Stefanie Peçanha, de apenas 8 anos, mostrou segurança e alegria diante do Festival. A novata afirma que ama tocar escaleta. " Participar da banda da escola é um sonho. Fico muito feliz em estar no festival", declara.

A abertura contou com a participação especial da banda MPB Groove, formada por estudantes do Colégio Municipal Zelita Rocha. Com cerca de 40 integrantes, a banda, reconhecida na região por participar em eventos e programações diversas animou o público com canções da Música Popular Brasileira (MPB). A integrante, Wanessa Oliveira Ferreira de Souza fez questão de estar no Encontro e comemorar seu aniversário de 16 anos na programação. "É muito bom fazer o que gostamos. Amo música", disse.

Cristina Ribeiro da Silva mora em Carapebus e parou para apreciar o talento dos alunos. "Os estudantes estão de parabéns. Muito bonito este evento", pontuou.

Já Fabrícia Pinto, mãe do aluno Luis Felipe Pinto, que estuda no Colégio Municipal Polivalente Anísio Teixeira, elogiou o evento. "Meu filho melhorou muito depois que ingressou no projeto de banda escolar. As notas aumentaram e ele ficou mais concentrado. Fico feliz em ver a apresentação", comentou orgulhosa.

Presente, o secretário de Educação, Guto Garcia, ressaltou que o II Encontro Musical de Bandas Escolares segue a proposta de destacar a importância da música na escola. "O objetivo é incentivar novos talentos e valorizar os já existentes, assegurando assim, maior interação com a comunidade", explica.

Já a superintendente de Educação Integrada, Andrea Martins, destaca que o espaço da praça Veríssimo de Mello foi ideal. "Este é um local de resgate. Com certeza este festival será lembrado como uma programação de alegria, socialização e integração entre as escolas e alunos-músicos. É muito importante conhecer e valorizar espaços por onde passaram corporações tradicionais como a Nova Aurora", disse.

Projeto

A programação integrou alunos componentes do projeto "Bandas Escolares". Para fazer parte das bandas escolares os alunos devem frequentar regularmente as aulas e apresentar bom rendimento escolar. Atualmente, cerca de 400 alunos, na faixa de 8 a 17 anos, participam das corporações. Os ensaios acontecem nos horáriosdiferentes aos de aula.


Fotos Relacionadas