Foto: Raphael Bózeo
A visita firmou parceria no desenvolvimento de ações nessas áreas
O Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e diretores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) foram recebidos pelo Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho, nesta terça-feira (27), na sede da secretaria, no Rio. O encontro teve como objetivo discutir os avanços da ciência e tecnologia no município de Macaé, por meio dos projetos e programas do Governo do Estado e da parceria com o Governo Federal, através da UFRJ-Macaé.
O prefeito destacou a importância da aproximação com os Governos do Estado e Federal, pois, dessa forma, será possível desenvolver ações que atendam esses setores, em específico, no município. Entre elas, ouvir as demandas da cidade para que os cursos da Faetec sejam reformulados de acordo com a necessidade da população.
“É importante disponibilizar cursos que atendam as demandas do setor produtivo de Macaé, para que nossos jovens possam ter qualificação para atuar nas empresas instaladas no próprio município”, destacou o prefeito.
O secretário Dr. Serginho ressaltou a proposta do prefeito e concluiu que Macaé foi ao encontro daquilo que a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação quer propor, que é a parceria com o poder municipal para entender a vocação da cidade, e não impor aquilo que o Estado entende como melhor.
“Nosso objetivo é levar para a população exatamente aquilo que ela precisa. E, quando nos deparamos com a diligência de um prefeito como Welberth, tudo fica mais fácil. A proposta é transformar Macaé em uma cidade tecnológica. Uma cidade do saber. É expandir os cursos oferecidos pelo Estado na área de ciência e tecnologia”, ressaltou Dr Serginho.
O diretor da UFRJ, Irnak Barbosa, pontuou a sinergia entre o poder municipal, o estado e a UFRJ. “As três forças vão fazer Macaé expandir não só em tecnologia, mas também em saúde e em diversas outras áreas”, afirmou.
O vice-diretor, Carlos Eduardo Silva, também participou da reunião e reforçou o pedido de projetos voltados para pesquisa e a implantação de um polo tecnológico em Macaé.
Visita técnica – No próximo mês, uma comitiva da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação vai realizar uma visita ao município para conhecer a estrutura da Faetec, conversar com o setor produtivo e com a reitoria e diretores da UFRJ. “Vamos levar os equipamentos necessários para implantar os cursos adequados na Faetec, em parceria com a UFRJ”, disse Dr Serginho.