Encontro Municipal dos Profissionais da Educação abre calendário letivo no dia 3

27/01/2015 14:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Volta às aulas será na quarta-feira, dia 4

Falta uma semana para a realização do Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe-2015) que vai acontecer na terça-feira (3 de fevereiro). A programação será realizada em turnos diferenciados. Nas unidades municipais Ciep Oscar Cordeiro (Aeroporto) será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; na Leonel Brizola (Barra), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h e na Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), no turno do dia e das 17h30 às 21h. Antes do encontro, na segunda-feira (2), os educadores retornarão às unidades escolares para as atividades pedagógicas. Já a volta às aulas será na quarta-feira (4).

Este será o primeiro evento deste ano voltado para o ensino municipal. A expectativa é receber 4,5 mil profissionais da Educação como professores, orientadores pedagógicos, educacionais, supervisores, professores orientadores e auxiliares de serviços escolares. Durante o Empe, os participantes vão se envolver em debates conduzidos por profissionais da Educação convidados, que serão dinamizadores do encontro. Na ocasião, serão discutidas as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE).

Uma delas já é seguida pela rede municipal: a universalização, até 2016, do atendimento escolar das crianças na faixa de quatro e cinco anos.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Claúdia Regina Ribeiro Campos, as 20 metas nacionais passarão por uma análise específica, em prol do aprofundamento da temática que abrange questões como Educação Integral, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização Infantil.

Serão destacadas sugestões para elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) que serão apresentadas na III Conferência Municipal de Educação, programação prevista para o mês de março. Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o Empe faz parte da proposta do governo municipal, que prioriza o aprimoramento, a troca de experiências e de novos conhecimentos em favor da gestão democrática do ensino municipal. “Esta será a oportunidade para propiciar a formação continuada de todos os profissionais”, diz a secretária.