A prioridade das vagas é 50% para os profissionais da área de saúde da rede pública, 25% para estudantes de graduação e 25% para o público em geral. Serão duas turmas com 25 alunos em cada. As aulas da turma 1 irão acontecer às segundas-feiras, das 10h às 17h, e da turma 2 às quintas feiras, das 14h às 20h.
O curso será ministrado pela médica Cláudia Pinto Pereira, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, praticante há 32 anos, especialista em Acupuntura desde 1999, especializada em família e comunidade.
O curso é uma parceria entre o projeto de extensão Coletivo Minerva PICS Arte e Cultura (do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) e a Secretaria Adjunta de Ensino Superior. O Projeto Minerva PICS, e Arte Cultura é coordenado pelo Professor Doutor Moisés Clemente Marinho Cavalcante. Mais informações podem ser obtidas através do email coletivo
minerva_pac@macae.ufrj.br.
A auriculoterapia chinesa é uma terapia milenar originária da China. A acupuntura se tornou uma das formas mais disseminadas de medicina alternativa. Através da inserção de agulhas bem finas, pontos específicos na superfície da pele são estimulados. Como efeito, há uma mobilização de energia no corpo, a partir da qual doenças são tratadas ou mesmo prevenidas.
Dentre as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura parte do princípio de que as doenças são causadas por um desequilíbrio em uma força vital invisível. E as agulhas inseridas no corpo do paciente atuam justamente para restaurar o equilíbrio energético.
Na programação sobre o dia do servidor realizada pela Secretaria de Educação, no último dia 27, a Secretaria Adjunta de Ensino Superior e o Coletivo Minerva PICS Arte e Cultura disponibilizaram atendimentos em diversas áreas de cuidados terapêuticos: auriculoterapia, ventosaterapia, massoterapia, reflexologia, biodança, Reik, meditação, Yoga, Chi Kun, entre outros.
A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, acredita que a oferta do curso de auriculoterapia contribui para ampliação do cuidado ao paciente, aumentando o leque terapêutico principalmente dos profissionais e estudantes da área da saúde. “Essa é mais uma parceria da gestão com foco na capacitação e formação".