Escola MAI Carmem de Jesus ganha novas salas de aula

05/03/2018 17:02:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Local está sendo preparado para atender 130 estudantes de Educação Infantil

A Escola Municipal de Educação Infantil MAI Carmem de Jesus França, na Praia Campista, ganhará, na quinta-feira (8), quatro novas salas de aula. O local está sendo preparado para atender 130 estudantes da Educação Infantil em horário integral. A ampliação do espaço escolar atende a meta da Secretaria de Educação de universalizar o atendimento das crianças do segmento infantil, principalmente na faixa de dois anos. A creche é localizada na avenida Nossa Senhora da Glória,745.

Com a ampliação da escola, três salas de aula serão direcionadas a 54 alunos, exclusivamente na faixa de dois anos. Já a outra sala será de "multimeios", voltada para atividades de leitura, artísticas e videoteca. A Escola Municipal de Educação Infantil MAI Carmem de Jesus França atende 66 estudantes na faixa de dois a cinco anos. A expansão da unidade também permitiu novos espaços como dois banheiros, sala de professores, de direção e secretaria. Além disso, a unidade também ganhou manutenção com pintura geral. Recentemente, o parque da escola recebeu brinquedos novos do programa federal Brasil Carinhoso.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a ampliação da Creche MAI Carmem de Jesus França reforça o compromisso da pasta de permitir o atendimento integral de todas as crianças da Educação Infantil. "A educação recebeu este ano letivo, 5 mil novos alunos. A prioridade é atender 100% todas as crianças na faixa de dois a cinco anos", pontua.

Para receber os novos alunos, a unidade MAI Carmem de Jesus França está efetivando matrícula. O cadastro dos atendidos acontece das 7h30 às 13h30. Para a matrícula é necessário os originais e cópias dos seguintes documentos: certidão nascimento, foto 3x4 original, carteira de vacinação atualizada, cartão SUS e comprovante de residência. Outro documento é a declaração, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

Além disso, os novos estudantes passarão por um período de adaptação especial. Entre os dias 8 a 16 deste mês, o atendimento será das 7h30 às 9h30. Já entre os dias 19 a 23, o cronograma será das 7h30 às 10h30. Já nos dias 26, 27 e 28, o acolhimento dos recém-chegados será das 7h30 às 14h30. O horário diferenciado será apenas para aqueles que estão se matriculando na escola.

Creche MAI - Na década de 1980, um grupo de mulheres idealizou o Movimento Assistencial de Integração (MAI), com a realização de diversos trabalhos sociais. O objetivo do trabalho era angariar fundos através de campanhas voltadas para a solidariedade ao próximo com a realização de feiras, chás beneficentes e bazares.

Em parceria com a Prefeitura de Macaé, foram construídos alguns prédios em variados bairros do município com a finalidade de atender as necessidades das famílias trabalhadoras, onde as crianças recebiam cuidados de profissionais da educação e da saúde. Uma das primeiras foi a Creche Escola Municipal MAI Praia Campista.

Já em 2009, as unidades escolares da rede municipal receberam nomes de professoras. Na oportunidade, a creche passou a se chamar Escola Municipal de Educação Infantil MAI Carmen de Jesus França, nome sugerido pelos membros da Associação em homenagem póstuma a uma das fundadoras do MAI que também era professora. A fundação da escola estende à homenagem à duas idealizadoras: Lilia Beatriz Maran Pereira e Isaura Pereira.

Mais escolas - Ainda neste mês, será ampliada a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arlete Ribeiro José. A unidade que atendia 70 alunos vai receber 160 novos estudantes. Já no Visconde, a unidade Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos, vai funcionar na rua Leopoldina Araújo,400. A escola contará com dez salas de aula, secretaria, refeitório, cozinha e o atendimento de cerca de 200 estudantes, o que vai permitir a ampliação do atendimento da Neiva Mariano.

Outro espaço será a Escola Municipal de Educação Infantil Elma Gregório Tereza, que vai funcionar na Igreja Batista de Ajuda de Cima, para atender 180 alunos na faixa de dois a cinco anos.


Fotos Relacionadas