logo

Escola Natálio Salvador Antunes terá disciplinas eletivas

02/02/2018 10:25:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Na lista da escola estão disciplinas como Empreendedorismo, Introdução à Metodologia Científica, entre outras

Com o objetivo de levar os alunos a ampliar os horizontes e preparar para o mercado de trabalho, a Escola Municipal Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro) começará o ano letivo com disciplinas eletivas, além das tradicionais. Na lista de aulas estão Empreendedorismo, Introdução à Metodologia Científica, Matemática Financeira, Cálculo e Escrita Criativa. A escola de horário integral que funciona com as três séries do Ensino Médio conta com 220 matriculados e 22 professores. A volta às aulas será nesta segunda-feira (5).

O objetivo de oferecer as disciplinas eletivas é conferir a possibilidade de enriquecimento cultural, aprofundamento e atualização de conhecimentos específicos de certas áreas, complementando a formação do estudante. As aulas de Empreendedorismo, por exemplo, são para estudantes da 3ª série. Outra intenção é orientar e preparar o aluno para ser um cidadão consciente e autônomo.

De acordo com o diretor geral da unidade, Liomar Gonçalves, a proposta é destacar competências necessárias para que os alunos tenham uma visão mais ampla de mundo. " Eles terão mais conhecimento de outras vertentes de áreas de trabalho, além do mercado onshore e offshore", observa.

Para complementar o aprendizado, os estudantes da 1ª série, por exemplo, terão acesso às disciplinas de Introdução à Metodologia Científica, com foco às regras de elaboração de trabalhos, e Matemática Financeira, com destaque para questões monetárias como capital e juros.

Já os estudantes da 2ª série contarão com a disciplina de Cálculo com foco para o aprofundamento da disciplina de Matemática. Também serão oferecidas as aulas de Escrita Criativa, que diferente da Oficina de Redação, também realizada na escola, visa despertar o gosto pelas habilidades da escrita por meio de produções de saraus, dramatizações, poesia e teatro.

O secretário de Educação, Guto Garcia, explica que as aulas complementares vão render benefícios aos jovens. "Com certeza, esta aula vai contribuir com o processo de ensino. Os alunos serão estimulados a ter ideias criativas, persistência, comprometimento e autoconfiança. Na oportunidade, serão trabalhadas as qualidades empreendedoras, que geram um grande profissional, independente de ele ser um empresário ou não", pontua.

Projetos

Outra novidade deste ano é a transferência do ponto de leitura da unidade, que funciona no ponto de ônibus em frente à escola, para as dependências da escola. A proposta é atender a comunidade local e alunos da com livros diversos e revistas.

A Escola Municipal Natálio Salvador Antunes continuará desenvolvendo outras atividades em 2018 como a oficina de redação, em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), além dos projetos "Pelas ruas do Rio", que levará estudantes ao centro histórico do Rio de Janeiro; "Arrastão Poético", que é um festival de poesias que agita a escola e moradores do bairro com atividades na rua.

Também será realizado o "InterHércules", atividade esportiva, cognitiva e social, que integra disciplinas.