Escolas realizam ações para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

05/12/2021 13:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

O objetivo de informar a população sobre os assuntos relacionados à deficiência

 Escolas municipais realizam até a segunda quinzena deste mês ações voltadas para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, envolvendo a comunidade escolar com debates, aulas com pesquisas sobre o tema, produção textual e desenho. Cada comunidade escolar realiza a programação conforme agenda pedagógica e dentro da proposta de tratar a inclusão. As atividades seguem os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Na entrada da Secretaria de Educação a data ganhou homenagem especial. Visitantes e funcionários estão tendo acesso a diálogos específicos sobre a temática, através da equipe da Superintendência de Educação Multiprofissional. Atualmente, a rede municipal de ensino atende, aproximadamente, 400 alunos com deficiência nas classes regulares de ensino e nas 57 salas de recursos multifuncionais.

Em Macaé. a inclusão na rede municipal é prioridade e o atendimento às pessoas com deficiência é realizado respeitando as especificidades de cada uma. O objetivo das salas de recursos multifuncionais é apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), prestado de forma complementar ou suplementar, aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes regulares de ensino, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

Na rede municipal de ensino têm, hoje, 28 alunos deficientes auditivos matriculados. Eles recebem acompanhamento especializado, conforme a Resolução nº 4 de outubro de 2009, do Ministério da Educação.

Para melhor atender o público com deficiência auditiva e surdez a rede municipal conta com duas escolas-polo: Escola Municipal Joffre Frossard (Botafogo), que atende estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) e Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), que atende Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos). Estas unidades contam com professora especialista no atendimento em sala de recursos multifuncionais.
Data - O Dia Mundial das Pessoas com Deficiência tem o objetivo de informar a população sobre os assuntos relacionados à deficiência,reforçando a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos: sociais, políticos, econômicos e culturais. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência.

Junto ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é marcado, também, o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982. O tema da campanha este ano é “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”.


Fotos Relacionadas