logo

Escolas se preparam para o II Festival de Literatura e Cultura

31/08/2018 11:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Atividades nas escolas homenagearam o cartunista Ziraldo

A homenagem ao cartunista, escritor, jornalista e chargista Ziraldo é a temática de destaque da Literarte-2018, programação que se encerra nesta sexta-feira (31) nas escolas municipais. A culminância do projeto será no II Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac), previsto para os dias 8 e 9 de novembro, na Cidade Universitária. O evento contará com debates, workshops, conversas e atividades literárias, artísticas e culturais.

Durante a Literarte, os pequenos da Educação Infantil, além dos alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) se mobilizam em atividades pedagógicas que seguem o tema "Diversidade". Na oportunidade, pais, responsáveis e a comunidade escolar visitaram os espaços para apreciar os trabalhos. O objetivo foi apresentar a produção literária e cultural dos participantes, que também conhecem a trajetória de Ziraldo Alves Pinto, o criador de personagens reconhecidos como o Menino Maluquinho.

A Literarte, segundo a secretária de Educação, Leila Clemente, é uma feira em que as escolas traduzem em múltiplas linguagens o que de mais significativo acontece no cotidiano destacando as aprendizagens. "Estamos muito satisfeitos com os trabalhos produzidos nas escolas municipais", afirma.

No decorrer do evento, os estudantes participando de apresentações de dança, teatro, artes plásticas, performances e exposições de trabalhos produzidos nas salas de aula como cartazes, maquetes, poesias e trabalhos com materiais recicláveis. Para elaboração dos trabalhos, os alunos foram conduzidos através de pesquisas e estudos em áreas como Língua Portuguesa, Artes e Literatura, História e Geografia. O objetivo é despertar na comunidade escolar a iniciativa de registrar as experiências de aprendizagem a partir da interação com o meio em que vive, costumes e pessoas, com base nas obras de Ziraldo.

Na Escola Municipal Fazenda Santa Maria (Horto) os alunos se dividiram em turmas e mostraram talentos na área artística. Os alunos do 3º ano apresentaram o teatro baseado no livro de Ziraldo, "A professora Maluquinha", que tem como personagem central, uma professora nada convencional que nos anos 40 usa recursos diferenciados para ajudar os alunos a ler e escrever. Na peça teatral adaptada estão as alunas como Geovana Gomes, Gabriela de Souza, Ashley Isabella Miranda, Jenifer Faria, além de Raquel Carvalho e Yasmin de Jesus Rocha. "Aprendemos muito. Gostamos muito de artes. O Ziraldo é muito inteligente e gostamos muito da personagem. Escolhemos este livro por causa da nossa professora Mônica", conta Yasmin.

Satisfeita com a repercussão positiva da Literarte, a professora do 3º ano, Mônica Cruz de Oliveira Veiga, comenta que a programação agregou mais possibilidades ao trabalho em sala de aula. "Leciono sempre buscando o incentivo à leitura. Participei do processo de alfabetização desta turma e estou vendo o quanto eles estão avançando. Não existe educação sem paixão, sem a leitura e seus encantos", pontua.

A diretora adjunta da escola José Bruno de Azevedo, nas Malvinas, também destaca a importância da iniciativa. "Além de despertar o gosto pela leitura e contação de histórias, nossos alunos se destacam em apresentações variadas", finaliza.


Fotos Relacionadas