esf da ajuda ganha nova unidade

15/01/2019 10:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Unidade foi construída pela prefeitura em parceria com o governo federal

A Prefeitura de Macaé continua com a reestruturação e a ampliação da rede municipal de saúde. A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Ajuda de Cima está em novo endereço. A unidade, construída em parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, está localizada no loteamento Atlântico Sul.

O autônomo Joel Zacarias Guedes, que é acompanhado pela equipe, aprovou a estrutura do posto. "O espaço ficou ótimo, recepção ampla, várias salas, tudo bem organizado", disse.

Atualmente a unidade conta com uma equipe, mas de acordo com o coordenador da ESF, Sérgio Ornelas, a previsão é ampliar o atendimento com mais uma, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. "A prioridade da gestão municipal é oferecer um atendimento de qualidade voltado para a prevenção e a promoção da saúde e, neste sentido, vem realizando a ampliação gradativa da rede de assistência primária", frisou.

Sérgio acrescentou que o bairro Lagomar, um dos mais populosos da cidade, ganhou recentemente mais uma equipe de estratégia. Os profissionais atuam no prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O bairro passa a contar com quatro equipes, sendo duas neste espaço (Lagomar A e D).

ESF Ajuda de Cima

A unidade possui 500 metros quadrados e conta com ampla recepção, banheiro com acessibilidade, salas de pré-consulta, vacina, coleta, inalação, cinco consultórios e parte administrativa.

A Saúde da Família é uma estratégia prioritária adotada pelo Ministério da Saúde (MS) para a organização da atenção básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As equipes responsáveis pela população de uma área determinada são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

Além desses profissionais, há uma equipe de apoio, denominada Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), criada pelo MS, que atua de maneira integrada com o objetivo de ampliar as ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. O grupo é composto por nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psiquiatra, dentista, auxiliar de saúde bucal, psicólogo, terapeuta ocupacional e supervisão técnica.


Fotos Relacionadas