logo

Evento sobre uso racional de medicamentos na Cidade Universitária

29/05/2019 14:47:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Evento começa às 17h30, no auditório do Bloco B do polo universitário

Professores do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – campus Macaé, que funciona na Cidade Universitária, promovem um debate, nesta quarta-feira (29), sobre o “Uso Racional de Medicamentos: uma Estratégia de Qualidade de Vida”. O tema será debatido em alusão ao Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos (URM) marcado em 5 de maio.

O evento começa às 17h30, no auditório do Bloco B, do polo universitário e destina-se aos profissionais da saúde no município e estudantes de graduação. Quem quiser participar deve se inscrever preenchendo o formulário eletrônico. As inscrições são gratuitas.

Haverá composição de mesa-redonda com professores da UFRJ-Macaé: o tema central ministrado por Magdalena Rennó; “A Informação como Estratégia para a Promoção do URM”, com Samantha Martins; e “Descarte de Medicamentos: Problemas e Soluções”, com Vitor Todeschini.

A realização do evento é do Projeto Estratégias para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, em parceria com o Centro Regional de Informações sobre Medicamentos (Crim – UFRJ-Macaé), que funciona no Hospital Público de Macaé (HPM), e o Projeto Descarte de Medicamentos: Diagnóstico, Educação e Gerenciamento em Domicílios e Estabelecimentos Farmacêuticos do Município de Macaé. O apoio é do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Macaé, à Rua Darcílio Possati, 134, sala 10, no Bairro Visconde de Araújo.

A proposta é mostrar que “o medicamento é o produto farmacêutico de grande importância e sua utilização de maneira inadequada pode causar sérios riscos à saúde”. Os profissionais tomam como base o que diz a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o uso racional de medicamentos que exige que “os pacientes recebam medicamentos adequados às suas necessidades clínicas, em doses que atendam às suas próprias necessidades individuais, por um período de tempo adequado e com o menor custo para eles e sua comunidade”.

Ainda de acordo com a proposta da mesa, o “URM é uma estratégia para a qualidade em saúde e tem por objetivo garantir o uso correto do medicamento, envolvendo também o acesso à consulta médica, o diagnóstico correto da doença, acesso ao medicamento, adesão à terapia medicamentosa e o recebimento de informações sobre os medicamentos, tais como seu armazenamento e descarte. A garantia do URM deve ser uma responsabilidade compartilhada entre todos os profissionais da área de saúde para a garantia da qualidade de vida”.