Famílias de Águas Maravilhosas são removidas para Bosque Azul

26/06/2017 14:27:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

Projeto beneficia até o momento 1.040 famílias

Uma nova vida para a costureira Sônia Maria de Souza, 56 anos. Ela e mais 291 famílias da comunidade Águas Maravilhosas começaram, nesta segunda-feira (26), a se mudar para novas moradias do Condomínio Bosque Azul. Depois de 13 anos vivendo em área de risco, antigo lixão da cidade, a contemplada comemorou, com marido e filho, o novo endereço. "Agora, tenho até comprovante de residência. Estou feliz, sofremos muito sem água e luz, por exemplo. Casa nova, vida nova", comemora a costureira.

A ação de remoção também envolve a demolição dos imóveis para que não sejam reocupados. A mudança de 262 família acontece até sexta-feira (30).

Outras 30 famílias, segundo Alessandra Aguiar, cumprem trâmites burocráticos de documentação, com previsão de mudança para até final de julho. Durante o processo, cada responsável vai assinar um Termo de Autorização de Demolição (TAD). As chaves da nova moradia, no Condomínio Bosque Azul, estão sendo entregues no mesmo momento da assinatura.

As famílias removidas começam a ocupar a quadra 6, com 12 blocos do Bosque Azul. Para atender a comunidade e manter o laço dos territórios onde viviam antes, foram realizadas reuniões para que cada grupo escolhesse o endereço, respeitando a vizinhança. Além disso, foi feito um trabalho em conjunto com a Secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com o Sebrae, para formalizar a profissão dos comerciantes da região, incluindo novos pontos de vendas.

De acordo com a secretária adjunta de Habitação, Alessandra Aguiar, a comunidade foi trabalhada, desde o processo de selagem das casas, que aconteceu em agosto de 2014. "A iniciativa representa uma nova vida para todas essas pessoas que terão, finalmente, acesso à moradia com dignidade", destaca a secretária, acrescentando que o processo de demolição conta com os trabalhos da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos.

Animais

A Coordenadoria de Promoção da Saúde dos Animais também realiza ação na comunidade Águas Maravilhosas. Os animais das famílias que irão se mudar para o Bosque Azul estão sendo cadastrados. O objetivo é realizar a castração desses animais.

Bosque Azul

O atendimento a Águas Maravilhosas no Bosque Azul faz parte da cota de área de risco do residencial cuja ocupação não foi feita por sorteio. O projeto é uma parceria entre a prefeitura e o Governo Federal que já beneficiou 1.040 famílias. Os apartamentos contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e total acessibilidade a portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais; asfaltamento; calçadas e iluminação pública. Cada quadra contém um Centro Comunitário e dois cômodos para recolhimento do lixo, reciclável e comum.


Fotos Relacionadas