Foto: Rui Porto Filho
Os temas abordados na feira foram: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas da Terra, Desenvolvimento da Tecnologia e Bioeconomia.
Quinze escolas da rede pública municipal de Macaé participaram da Feira de Ciências (Fecimac) realizada, na manhã desta terça-feira (22), no bloco C, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária. Foram apresentados 80 trabalhos divididos por segmento: Infantil, Fundamental (1º ao 5º anos), Fundamental (6º ao 9º anos), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Correção de Fluxo Escolar e Ensino Médio, e o público lotou os segundo e terceiro andares do prédio para saber tudo sobre o que os alunos apresentaram.
Os trabalhos expostos foram selecionados pelas próprias escolas no decorrer das feiras de ciências realizadas nas unidades desde o mês de setembro último com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela ciência. Os temas abordados foram os seguintes: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas da Terra, Desenvolvimento da Tecnologia e Bioeconomia.
Os projetos foram avaliados por uma comissão composta por profissionais de áreas afins e obedecendo a critérios como clareza e objetividade, criatividade e inovação da pesquisa e interação, participação e entrosamento dos componentes. "Muitos projetos interessantes. Amei conhecer o trabalho dos alunos de escolas de Macaé. É muito importante esta feira porque descobrimos muita coisa boa, principalmente, neste momento de sustentabilidade", disse a bióloga Inês Maria de Fátima Aleluia. Ela estava com a filha de 15 anos, Juliana, que visitou todos os projetos.
“A Feira de Ciências é um espaço de incentivo e criatividade para os alunos e uma oportunidade para o público conhecer o que nossos alunos fazem em sala de aula como soluções para transformar o mundo”, destacou o secretário de Educação, Guto Garcia.
A Fecimac segue a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que este ano está na sua 16ª edição e acontece até o próximo domingo (27), no Rio de Janeiro. Na rede em Macaé, a Feira é de responsabilidade da Superintendência de Educação Integrada e o tema central é a “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.
Os premiados da Fecimac são:
Educação Infantil
Primeiro lugar: Escola Municipal de Educação Infantil Professora Celita Reid,
Segundo lugar - Escola Municipal de Educação Infantil Anna Benedicta da Silva Santos
Terceira lugar - Escola Municipal de Educação Infantil Maria José Ferreira Barros.
Segundo segmento do Ensino Fundamental
Primeiro lugar - Escola Municipal Olga Benário Prestes (Plantas Alimentícias Não Convencionais)
Segundo lugar - Escola Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar (Robótica com sucata)
Terceiro lugar - Escola Municipal Olga Benário Prestes (óleo de cozinha usado: Impacto x Aproveitamento).
Ensino Médio
Primeiro lugar - Ciep 393 Prefeito Carlos Emir Mussi (Projeto Smart Hat)
Segundo lugar - Colégio Aplicação ('Enlouqueça nessa onda")
Terceiro lugar - Colégio de Aplicação ("Orientação Sexual: Fator biológico x Influência Social")
Ensino técnico
Primeiro lugar - Instituto Federal Fluminense ("Desenvolvimento de um protótipo para irrigação automática") ,
Segundo lugar - Instituto Federal Fluminense ("Alimentação e Saúde: Os desafios na sociedade contemporânea")
Terceiro lugar - Instituto Federal Fluminense (''Biologia Computacional aplicada no estudo de doenças negligenciadas no Brasil")