Feira de Oportunidades reúne 4 mil pessoas

11/12/2019 15:19:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Mais de 1220 vagas de emprego foram ofertadas

A programação da 1ª Feira de Oportunidades com dez estandes de empresas, instituições de ensino, palestras e a oferta de 1220 vagas de empregos, atraiu milhares de pessoas ao Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, nesta quarta-feira (11). O sucesso foi tão grande que, para atender com comodidade as 4 mil senhas distribuídas, a programação foi estendida e segue nesta quinta-feira (12). O evento é organizado pelas secretarias adjuntas de Trabalho e Renda, Qualificação Profissional e de Ensino Superior. Na quinta (12) somente serão atendidas as pessoas que já receberam senhas nesta quarta.

O pedreiro, José da Cruz Ramos, soube da Feira de Oportunidades por meio de uma reportagem no rádio e resolveu ir até o local em busca de um emprego. "Estou desempregado há dois anos e fiz minha inscrição. Estou muito esperançoso de que saia deste evento empregado. Foi uma ótima iniciativa da prefeitura", contou.

Já Tamires Santos da Silva, esteve na feira em busca do primeiro emprego. "Nunca trabalhei e fiquei sabendo do evento por meio do site da prefeitura e resolvi buscar uma oportunidade em qualquer área que surgir", disse.

A auxiliar se serviços gerais, Adelair Pinheiro da Conceição, conta que está desempregada há três anos. "Durante esse período que estou sem trabalhar, faço apenas 'bicos', e essa feira é uma oportunidade para quem está desempregado conseguir um emprego. O que surgir de vaga, eu quero", afirmou.

Empresas e instituições de ensino participam do evento

Empresas também tiveram presença na 1ª Feira de Oportunidades, oferecendo vagas de emprego, estágios e oportunidades para pessoas com deficiência. Um empreendimento no ramo de hotelaria marítima estava realizando cadastro de candidatos no evento para ocupar vagas disponíveis no momento. A representante da empresa, Tatiana Souza, diz que a feira é uma boa oportunidade para quem busca emprego e também cursos de qualificação para que, posteriormente, possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho.

"Aqui no evento, estamos oferecendo 80 vagas de trabalho. No entanto, esse número poderá aumentar", informou.

Já o coordenador de uma ONG de Educação, Paulo Renato Silva, explica que a participação deles na feira tem como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido por eles na área de empreendedorismo e mentoria para jovens com mais de 18 anos de idade.

"Nós atuamos em Macaé e orientamos empreendedores tanto informais, como formais, sobre todo o processo organizacional para se montar uma empresa. Já na mentoria, oferecemos um trabalho de orientação vocacional, para que esses jovens possam descobrir qual carreira seguir, explicou.

Para o cadastramento/encaminhamento para vaga de emprego é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: carteiras de identidade e de trabalho, certificados e comprovante de residência.

Feira já é considerada uma das mais importantes

A 1ª Feira de Oportunidades já é considerada uma das mais importantes da região com oferta de empregos, estágios e inclusão para pessoas com deficiência. Quem esteve no evento teve a oportunidade de assistir palestras com os temas: "Expectativas Futuras do Óleo e Gás"; "Empregos e oportunidades: visão e perspectivas para o setor de óleo e gás em Macaé"; "Pessoa com deficiência no mercado do trabalho"; "Elaboração de currículos e como se comportar em uma entrevista de emprego" e "Estágio e emprego de Jovem Aprendiz".

O secretário adjunto de Trabalho e Renda, Igor Romão, ressaltou a importância de Políticas Públicas para dar oportunidade à população a mais empregos. "O meu sentimento é de gratidão pela realização dessa feira, principalmente a todos que se envolveram para que ele se tornasse realidade. Aqui as empresas estão realizando contratações na hora, bem como há o encaminhamento para o mercado de trabalho. Muitos sairão daqui com a dignidade restabelecida", pontuou.

A abertura do evento contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Gerson Martins; de Relações Institucionais, Leonardo Gomes; de Educação, Guto Garcia,da Adjunta de Qualificação Profissional, Leandra Lopes e, representando o Legislativo, o vereador Cristiano Silveira (Gelinho).

Mudança no expediente

O expediente na sede da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, na Barra, está suspenso nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), em função da necessidade de desmobilização e reorganização dos equipamentos e mobiliário que estão na feira. O atendimento voltará ao normal na segunda-feira (16).