Em razão do Dia de Finados, no domingo (2), a Secretaria de Mobilidade Urbana preparou um esquema especial de orientação, monitoramento e apoio ao trânsito, além de auxílio à travessia de pedestres no entorno dos cemitérios da cidade. O trabalho visa proporcionar a fluidez viária e a segurança das pessoas que se dirigem a esses locais.
Para o apoio operacional, foi definido que nos locais onde estão os cemitérios em que está previsto maior movimento de visitantes haverá pontos fixos de atuação. É o caso do cemitério Memorial da Igualdade, na Virgem Santa, onde dois agentes em uma viatura farão o trabalho de ordenamento do trânsito e segurança viária.
No São João Batista, no bairro Imbetiba, também estarão presentes dois agentes em uma viatura para ordenamento do trânsito e garantia de segurança para os pedestres. Na Rua da Igualdade, onde fica o cemitério, recentemente foi implantado um trecho de ciclofaixa. Os condutores devem estar atentos para não causarem acidentes nestes espaços reservados aos ciclistas.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo em ciclovias e ciclofaixas é uma infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 574,62. Além disso, estacionar o veículo sobre ciclovias ou ciclofaixas é considerada uma infração grave, com perda de cinco pontos na CNH, multa de R$ 127,69 e remoção do veículo. Os vendedores de flores também devem deixar estes espaços livres.
No demais pontos onde haverá visitação os agentes de trânsito farão rondas periódicas. O horário de funcionamento, em todos os cemitérios, será de 7h às 18h. A expectativa é de que passem por eles cerca de 5 mil visitantes.
Transporte - No mesmo dia, para atender a quem for fazer visitas a estes locais utilizando o transporte público, haverá um acréscimo na frota.